BlizzCon 2024 cancelada sem qualquer explicação

blizzcon-2019-banner-22-10-feature_gkjs

O maior evento anual do universo de franquias da Activision Blizzard tem sofrido vários revezes, entre cancelamentos e alterações de formato. Quando tudo fazia crer que teríamos uma BlizzCon 2024 , esta foi cancelada.

Isto porque, dado a recente aquisição da empresa por parte da Microsoft, seria de esperar dias de prosperidade e investimento, principalmente com este mega-evento que junta a comunidade e produção para comemorar as várias franquias. Embora o evento se realize nos EUA apenas, as suas conferências e transmissões atravessam o mundo e unem os fãs de jogos como Diablo, Warcraft ou Overwatch.

No passado recente, a pandemia e os vários problemas de imagem da Activision ditaram o cancelamento da conferência em 2020 e em 2022, tendo apenas um evento digital em 2021 com muito entusiasmo mas resultados mistos. No ano passado, o evento voltou com força, impulsionado pela aquisição da Microsoft. Ainda assim, recentes desenvolvimentos parecem transparecer que nem tudo via bem na Blizzard, entre o afastamento do CEO e o declínio de alguns títulos.

Segundo o comunicado, a decisão de não realizar a BlizzCon 2024 esteve “em consideração durante o ano passado”, certamente já com a Xbox na discussão. Não é dado um real motivo do cancelamento, nem houve sequer um aviso prévio que não aconteceria. A garantia é que, embora este ano seja “abordado de forma diferente”, a empresa afiram que em “anos futuros”, a BlizzCon como a conhecemos voltará. Em alternativa ao evento, neste ano a empresa vai fazer vários eventos digitais ao longo dos próximos meses para apresentar os seus produtos, inclusive em convenções como a Gamescom.

Claro que estes eventos digitais não vão substituir o enorme encontro de fãs da marca e das várias franquias da Blizzard, algo que a produtora e editora espera colmatar nesses futuros eventos. A julgar pelo passado recente, é bem possível que se fique apenas por eventos bienais, sendo este um exemplo de um ano de pausa. A organização destes eventos envolve muito mais que apenas gastos com espaços e stands. Também é preciso conteúdo para mostrar e entusiasmar os fãs. Convenhamos que, tirando Diablo IV e uns quantos anúncios possíveis para World of Warcraft, a marca não tem tido grandes novidades para mostrar.

Comentários

Comentários