BlizzCon 2022 cancelada

13

A BlizzCon 2022, intitulada de BlizzConline como aconteceu neste ano, deveria ser a celebração anual de todos os jogos Blizzard. Apesar da pandemia a limitar os eventos, estava programado regressar no início de 2022, mas foi cancelado.

Reparem que nem sequer foi adiada, foi mesmo cancelada. No comunicado emitido, a Activision Blizzard não entra em pormenores sobre o motivo da sua decisão, falando do tempo e esforço necessário da companhia para organizar um evento desta envergadura, talvez dando a entender que não conseguiriam criar algo significativo para os fãs.

Contudo, já neste ano o evento teve uma envergadura menor, sendo inteiramente online e transmitido em directo para todo o mundo. Também esta próxima BlizzCon seria online, o que até poderia simplificar as coisas para a organização. Fica assim no ar ideia que o motivo será outro. E arriscamos dizer que todos sabemos qual é.

A Activision e a Blizzard tem estado a passar por sérios problemas de reputação, com vários casos de assédio e abuso laboral a chegarem ao tribunal. A situação está de tal forma, que até já se geraram greves de trabalhadores, demissões, despedimentos e até remoção de patrocínios de eventos de eSports.

Notaram certamente que nem tivemos acesso a analisar Diablo II: Ressurected, numa altura em que as duas empresas parecem nem sequer trabalhar activamente no marketing e divulgação dos seus títulos. De Diablo IV ou Overwatch 2 nem sequer ouvimos falar deles recentemente.

Não será, certamente, o fim da BlizzCon ou das duas empresas e dos seus títulos sonantes. Esta terá de ser uma fase de reestruturação e de reencontro entre gestores e trabalhadores, procurando uma solução de encontro à espectativas de todos. Como sempre, porém, os fãs é que são a parte “menos relevante” destas questões.

A celebração dos jogos Activision Blizzard fica assim cancelada e sem data redefinida para o próximo ano. Ainda assim, a organização fala que uma BlizzCon “reimaginada” voltará em breve… pelo menos assim prometem.