Presidente da Blizzard confiante com nova era Xbox

BlizzCon2023_Day_1__237_

Depois do próprio Phil Spencer marcar presença na última BlizzCon, parece que todas as partes estão contentes por este novo rumo. O presidente da Blizzard Entertainment, Mike Ybarra é dos que mais confiança deposita na era Xbox.

Quando uma empresa é adquirida por outra, regra geral, a gestão passa para novas mãos, há novas regras para cumprir e há também possíveis alterações de gestão. Afinal, é preciso não esquecer que o grupo Activision Blizzard passou maus momentos nos últimos anos, com muitos problemas internos de gestão, acusações de mau ambiente laboral, desigualdades salariais e até assédio sexual. Alguns destes processos, aliás, estarão ainda em curso.

Contudo, desde cedo que a Microsoft Xbox deixou bem claro que não quer fazer muitas mexidas na gestão das editoras e estúdios associados. Tirando o pouco desejado Bobby Kotick no lado da Activision que já tem os dias contados, tudo leva a crer que o presidente da Blizzard, Mike Ybarra, se mantenha no leme da produtora, até porque já foi colega de Spencer noutros tempos. Por isso, embora não saiba ainda como será realmente esta união, Ybarra está muito confiante no futuro da sua empresa com a Xbox a “dar cartas”.

“Ainda nem sequer me sentei com o Phil e perguntei ‘o que é que isto significa'”, disse Ybarra ao site The Verge. Mas, o executivo não tem dúvidas que a abordagem de Spencer é uma de “possibilitar liberdade criativa”, o que dará à Blizzard um sentimento ainda maior de independência, “uma nova era de possibilidade, empoderamento e de serviço aos parceiros ainda melhor”. Por agora, diz Ybarra, nada mudou ainda, passando por uma fase de conhecer as pessoas, deixando o lado do negócio para segundo plano… para já.

É bem possível que a Microsoft esteja apenas a levar o seu tempo no processo de transição, que levou tanto tempo, inclusive com acções judiciais à volta do mundo. É também possível que Ybarra se esteja a basear na forma como a Bethesda também garantiu uma independência criativa no seio dos Xbox Game Studios. Contudo, esta é uma era complicada para os videojogos. 2023 está a ser um ano excelente em lançamentos, depois de dois anos de incerteza. Se é para agir, agora é o momento certo para mudanças de paradigmas.

Comentários

Comentários