Novidades vindas da BlizzCon 2023

blizzcon-2019-banner-22-10-feature_gkjs

A conferência de abertura da BlizzCon 2023 foi muito especial. O evento dedicado a todas as novidades da Activision Blizzard trouxe muitas novidades e até uma visita surpresa para empurrar as empresas para uma nova era Microsoft Xbox.

Em anos anteriores a BlizzCon não foi presencial, sendo até a edição de do ano passado totalmente cancelada. Por isso, esta edição foi um “regresso à normalidade” com os fãs finalmente recebidos no tal evento para novidades, fandom e convívio no universo de jogos da Activision Blizzard. O entusiasmo pelo evento era enorme, até porque sendo agora parte do grupo Microsoft Xbox, há todo uma nova perspectiva e futuros projectos no horizonte. Obviamente, a empresa quererá manter algum sigilo do que tem planeado mas, se há momento para apresentar “trunfos” é agora.

Embora tenhamos muitos destaques a fazer (e já os faremos), não podemos deixar de assinalar o momento histórico para a marca que o patrão da Microsoft Xbox, Phil Spencer fizesse a sua (mais ou menos esperada) aparição em palco. Spencer surgiu para assegurar os fãs que a Microsoft entra em cena para “empoderar a Blizzard” para continuar o seu trabalho. Além de elogiar o histórico das várias franquias, que considera também inspiradoras para a indústria, Spencer explicou que o compromisso da Xbox é “granjear a essencia que faz a Blizzard única, garantindo uma “cultura de confiança, inclusão e colaboração” para todos.

Agora, sim, os jogos:

Overwatch 2

Passando por um momento claramente menos positivo, a franquia precisa de algo que a relance e devolva algum interesse aos fãs. Há uma nova personagem a chegar ao leque de heróis em jogo, Mauga, um musculado Samoano com metralhadoras, um “tank” com capacidades de rush. Uma nova personagem poderá não ser suficiente para revitalizar o jogo mas ajuda. Para essa tentativa de revitalização, a Blizzard promete que no próximo ano haverão mexidas importantes, com novos modos de jogo, um novo mapa clássico recuperado e outras novidades.

Hearthstone

Uma nova expansão está a caminho, Showdown in the Badlands tem um óbvio estilo mais Western, trazendo novas cartas de jogo inspiradas na célebre zona de World of Warcraft. Chega a 14 de Novembro ao jogo. Além disto, há também novos packs planeados, inclusive decks “catch-up” que permitem a jogadores que regressarem ao jogo obterem um conjunto de cartas dos dois últimos anos para se nivelarem com os demais. Também foram anunciados os Battleground Duos, um modo cooperativo que permite partilha de cartas e recursos com os amigos.

World of Warcraft

Não foi anunciada uma mas três novas expansões para o famoso MMORPG da Blizzard. Estas serão inseridas numa nova época de conteúdo, a The Worldsoul Saga com três partes de história, começando com The War Within, depois Midnight e por fim The Last Titan. Além de uma nova narrativa, os jogadores podem esperar um novo nível máximo (80), um novo continente Khaz Algar, com muitas novas regiões e locais para explorar, uma nova raça de personagens jogáveis, os Earthen, novas especializações de classes, novas missões curtas, as Delves e muitas melhorias e ajustes. A expansão arranca em 2024 e já podem pré-encomendá-la.

Ainda relacionado com World of Warcraft, a Blizzard está claramente a tentar revitalizar a sua franquia de longa data mas também mantém um olho no passado. Nesta BlizzCon foi também anunciada a reedição da expansão Cataclysm para World of Warcraft Classic. Com esta adição, os jogadores recebem um novo arco de história, raids, nova porção de mapa, novo equipamento e mais para o título clássico. Este, um fenómeno de popularidade algo inesperado para esta remasterização, a tal ponto que justifica a sua própria expansão.

Diablo IV

Como já era mais que previsto, a primeira expansão de conteúdo para Diablo IV foi anunciada neste evento para o próximo ano. Além das várias épocas de conteúdo actual, a Blizzard planeia, pelo menos, duas grandes expansões. A primeira foi finalmente revelada, chamando-se Vessel of Hatred. Nesta nova história, vamos finalmente conhecer o destino de Mephisto, irmão de Baal e Diablo, levando-nos para as terras de Nahantu, uma nova área de jogo. Haverá também a estreia de uma nova classe inédita e outras novidades que a produção revelará mais tarde. Na actual época de contéudo, a terceira parte está a caminho com uma nova masmorra, o primeiro evento sazonal a 12 de Dezembro e várias outras novidades.

Noutros lados, a BlizzCon apresentou também Warcraft Rumble, um novo título para dispositivos móveis Android e iOS baseado nesta série famosa. De resto, o foco foi realmente nestas que são as suas principais franquias. Como o evento continua a decorrer neste fim de semana, é provável que mais algumas novidades surjam nas próximas horas. Contudo, estes foram os tópicos seleccionados pela organização para dar o devido destaque na cerimónia de abertura (que podem assistir aqui em diferido). Ficaremos atentos caso surja algo igualmente interessante vindo desta BlizzCon 2023. Mas, para já, é tudo.

Comentários

Comentários