Rússia poderá banir jogos populares no país

putin game

Agora que o governo de Moscovo parece empenhado em reavivar a indústria interna de produção de jogos, há que olhar para a concorrência. Vários jogos populares poderão ser banidos na Rússia.

Em causa, segundo o site Kommersant, estará uma pretensa “agenda secreta” escondida em jogos ocidentais que visará “influenciar negativamente” os jovens Russos. O governo de Vladimir Putin solicitou ao Procurador Geral e vários Ministérios uma investigação aprofundada do tema. A comissão reunida fala mesmo de “conteúdo escondido” que espalha “informação que afecta a consciência individual e o subconsciente“… ok!

Assim, os jogos já presentes e futuros em território Russo, especialmente os mais populares, serão verificados por “malware e conteúdo proibido” pelo Centro de Competência para Substituição de Importações, uma espécie de autoridade criada para lidar com produtos internacionais. Há também uma proposta para impôr controlo parental nos PCs Russos e ainda criar uma lista de “jogos online aprovados” com loja própria.

Em primeiro lugar, é preciso recordar que as várias sanções internacionais, assim como boicotes de várias empresas e produtoras de videojogos ao país, não deverão permitir que os jogadores Russos tenham assim tanta oferta. Por isso, os tais jogos populares são algo dúbios. Parece algo dirigido a títulos online do momento, obviamente estrangeiros. Assim, a comissão do Conselho de Legisladores da Duma (Parlamento Moscovita) poderá simplesmente banir todos os jogos que não sejam de produção interna.

Makarov – “Lembra-te, não podem jogar isto na Rússia!”

A não ser que a tal proposta de tornar a pirataria legal naquele país tivesse, afinal, passado a lei ou, pelo menos, merecido um “perdão” tácito do governo de Moscovo. Caso contrário, não estamos a ver que “jogos populares” são estes, já que um bom punhado de empresas como a Microsoft, PlayStation, Nintendo e tantas outras decidiram boicotar os seus produtos, assim como várias produtoras já não lançam os seus jogos por lá.

Por outro lado, é preciso recordar que, sob pretexto da guerra Russo-Ucraniana, a Rússia tem implementado diversas novas leis que restringem amplamente os direitos dos cidadãos, criando mesmo bloqueios à difusão de mensagens liberais, como os movimentos LGBT, por exemplo. Como ultimamente os jogos modernos possuem cada vez mais deste tipo de mensagens e porque Moscovo já mostrou tantas vezes que se quer isolar do mundo (e do senso-comum), estas medidas não são de estranhar.

O site supracitado que é a fonte desta notícia é da opinião que estas propostas e a investigação da Comissão não vão dar a lado nenhum. Se, por um lado, se associam a um sentimento patriótico latente no país, por outro possuem um teor francamente obsessivo e até demente. E o site aponta para uma razão bem plausível para concluir a sua inviabilidade, dizendo que só serviria para reprimir ainda mais o acesso a entretenimento no país. Contudo, também ninguém esperava que a Rússia, de facto, invadisse a Ucrânia e olhem no que deu…

Comentários

Comentários