Sony apaga quase todas as referências a Star Wars: KotOR

Kotor1

O remake de Star Wars: Knights of the Old Republic foi anunciado com um sucinto teaser em 2021, aparentemente como um exclusivo temporário da PlayStation 5. Só que a Sony parece ter descartado o projecto.

Depois de um período de rumores, finalmente o remake foi anunciado no PlayStation Showcase de 2021. Pouco foi mostrado, mas o hype estava obviamente ao rubro, já que, para muitos, KotOR é um dos melhores títulos de sempre de Star Wars, um marco na história da Bioware e dos RPGs clássicos. Um remake para esta era de hardware, eram óptimas notícias.

Contudo, após meses de silêncio, surgiu a informação que a produtora Aspyr Media teve os seus directores artísticos despedidos, alegadamente após uma demonstração mal sucedida deste remake feita à Sony e a Lucasfilm Games. Este revés terá imposto uma alegada “pausa” com duração indefinida no projecto, deixando no ar muitas dúvidas.

Apesar de algumas promessas, nunca mais ouvimos falar do remake. E, agora, a sua realização parece ainda mais incerta.

É que a Sony removeu todas as referências directas, inclusive mensagens de twitter e em comunicações oficiais. Também vídeos do youtube, trailers e outras referências foram removidas do acesso público. A única referência ainda online, é a mensagem no blogue oficial na altura da revelação. De resto, é como se o remake nunca tivesse existido.

Chamada a reagir ao sucedido, a Sony fez saber ao jornalista Stephen Totilo (via X) que as referências ao jogo foram removidas por causa de “música licenciada”, cujas licenças teriam expirado. O que, se pensarmos bem, não faz muito sentido. Como o próprio jornalista pergunta, como é que a licença da música expira num jogo que não foi ainda lançado?

Esta pode simplesmente ser uma resposta “executiva”, para algo bem mais profundo a acontecer com o projecto. Recordamos que a Aspyr Media faz parte do gigante Embracer Group, que está a passar um péssimo momento de contração, após anos de investimento e alargamento de dimensão, com a aquisição de estúdios e produções.

É bem possível que o remake tenha sido sumariamente cancelado, faltando ainda esse anúncio oficial. Também pode ter passado para outro estúdio e aguardará alguma redefinição. Ou, então, simplesmente, a Sony já não quer associações com um projecto falível, especialmente depois da alegada demonstração desapontante. Por agora, tudo isto é especulação.

Comentários

Comentários