Embracer Group irá dividir-se em três entidades

Embracer-Group-Office-Outside-730×454

Durante anos a crescer, o anteriormente gigante Embracer Group está em queda livre, vendendo ou encerrando estúdios e cancelando projectos. A próxima fase será uma divisão em três empresas menores.

Ao longo de vários anos, o grupo ganhou a dimensão de um gigante nesta indústria, criando um dos maiores aglomerados de produção na história dos videojogos. Nos últimos meses, porém, o grupo entrou numa fase de contenção e contracção, fazendo restruturações e despedimentos em massa em estúdios ou encerrando-os por completo. Os casos mais recentes são os despedimentos da Eidos Montréal com o potencial cancelamento de um novo Deus Ex ou o encerramento do estúdio Free Radical. Em Novembro do ano passado, mais de 900 funcionários foram despedidos e recentemente aconteceram mais despedimentos e cancelamentos de projectos, além das vendas da Gearbox Software e da Saber Interactive.

Agora, a empresa irá separar-se em três entidades distintas, a Asmodee, Coffee Stain & Friends e a Middle-earth Enterprises & Friends, cada uma com diferentes capitais sociais e cotação na bolsa. Há também um novo acordo com a Asmodee de um investimento financeiro para liquidar as dívidas do agora defunto Embracer Group.

No que toca ao futuro, a Asmodee funcionará como uma editora e publicadora de conteúdo para jogos de tabuleiro, de cartas e títulos semelhantes em formato digital, com 23 estúdios. A Coffee Stain forcar-se-á em títulos para PC, consola e mobile, entre títulos premium e free-to-play, jogos como serviço, indies e títulos AA. Já a Middle-earth Enterprises, como o próprio título indica, focar-se-á em Lord of the Rings e outras das maiores franquias de renome do grupo, apostando em títulos AAA para PC e consolas.

De resto, não foram anunciadas mais medidas de restruturação, despedimentos ou cancelamentos, mas não quer dizer que não venham ainda a acontecer outra vez. Por agora, todos os estúdios e propriedades intelectuais mantém-se, agora divididas nestas três empresas. Embora independentes, é de esperar que as empresas interajam no futuro para continuar sinergias, todavia, o Embracer Group como o conhecemos parece ter desaparecido.

Comentários

Comentários