É oficial, Embracer vende independência da Saber Interactive

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Tal como já tínhamos avançado, a Saber Interactive obteve recentemente a sua independência do “ferido” Embracer Group. Infelizmente, houve uma notória desvalorização desde que esta independência foi anunciada.

Na altura, mencionámos que a quantia exigida para a venda da Saber rondaria os 500 milhões de dólares. Considerando que o Embracer adquiriu a Saber Interactive por 525 milhões, havia já uma ligeira desvalorização da empresa, mesmo que fosse um “desconto” simpático para a Saber. Contudo, parece que o “desconto”, afinal, foi bem maior.

Numa semana que vimos uma “limpeza” de referências e de logótipos nos sites oficiais das duas empresas, foi finalmente oficializado pelo grupo Embracer que a Saber Interactive foi vendida para a empresa Beacon Interactive (nova empresa-mãe criada para acomodar a Saber) por 247 milhões de dólares, com um valor de 203 milhões a serem pagos até ao final deste ano. Ou seja, a Saber é vendida (teoricamente a si própria) por menos de metade do valor da compra.

Sim, é uma desvalorização considerável do valor do grupo Saber mas é também uma enorme perda financeira para o grupo Embracer. Neste momento, o grupo precisa de melhorar a sua condição financeira, restruturando-se internamente, ao mesmo tempo que vai encerrando estúdios, despedindo e, obviamente, vendendo “assets” como os seus estúdios e editoras ainda com valor de mercado.

Sediada actualmente na Flórida, EUA, a Saber Interactive foi fundada na Rússia em 2001, mantendo ainda estúdios neste país e noutro país sancionado, a Bielorrússia. Desde a invasão da Ucrânia, o grupo tem feito esforços para se distanciar destes dois países. A Saber possui vários escritórios a nível mundial, incluindo um em Portugal, sendo uma importante produtora mas também editora de jogos.

Com este negócio, a Saber vai perder vários estúdios interinos que liderava, como a 4A Games, Aspyr, Demiurge, Tripwire Interactive, entre outros, assim como diversos IPs e licenças de renome que deverão ficar nas mãos da Embracer. Embora possa ainda propor a aquisição de alguns estúdios e licenças até à conclusão deste negócio, ainda assim, conta com um respeitável portfólio de jogos e licenças de produção própria para dar a volta à situação.

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