Embracer Group confirma mais despedimentos e cancelamentos de projectos

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Diz-se por aí que “quanto mais alto é o voo, maior é a queda”, uma frase que se aplica perfeitamente ao Embracer Group. Durante anos a angariar dimensão, a sua ascensão meteórica leva agora a uma queda… também meteórica.

Não é preciso listar a quantidade de estúdios de produção e respectivos IPs que o grupo adicionou nos últimos anos. A dada altura, foi visto como um gigante nesta indústria, criando um dos maiores aglomerados de produção na história dos videojogos. Tem neste momento, algumas das maiores franquias em carteira, como Tomb Raider, Metro, Lord of the Rings, Dead Island, Saints Row e tantos outros que são tão sonantes como populares. De facto, produto não lhe falta. Mas, o que dizer da produção.

Também não é preciso repetir a quantidade de vezes que o grupo obrigou estúdios a fazer restruturações, obrigando a despedimentos em massa ou encerrando-os por completo. Os casos mais recentes são os despedimentos da Eidos Montréal com o potencial cancelamento de um novo Deus Ex ou o encerramento do estúdio Free Radical. Em Novembro do ano passado, mais de 900 funcionários tinham sido despedidos mas ficou bem claro que o Embracer não tinha ficado por aí.

A companhia notificou os investidores que até Dezembro do ano passado, mais 483 empregados tinham sido despedidos, ao mesmo tempo que 29 novos títulos foram cancelados por completo no seu desenvolvimento entre Julho e Dezembro de 2023. Apesar do CEO Lars Wingefors anunciar que esta restruturação (iniciada em Junho de 2023) está prestes a chegar ao seu final, poderão haver ainda mais cortes orçamentais, com a empresa a estudar a venda de alguns serviços.

Resumidamente, esta enorme restruturação resultou no despedimento de 1387 funcionários (até agora), cerca de 8% da força laboral total do grupo, entre 871 produtores internos, 252 não produtores (staff administrativo) e 264 produtores externos (contratados). Encerrou sete estúdios de produção interna e rescindiu com nove estúdios de produção externa. E, como já vimos, é possível que não fiquemos por aqui.

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