Embracer Group fecha estúdios e cancela jogos

embracer

Nem só de aquisições e sucesso vive o Embracer Group. Nesta autêntica saga por angariar estúdios e propriedade intelectual, também há reveses. O grupo vai precisar encerrar estúdios e redireccionar investimentos.

Com o fecho dos estúdios, também vários projectos serão cancelados e, inevitavelmente, também haverão redundâncias de staff, resultando em despedimentos ou suspensões. A carta aberta do CEO Lars Wingefors não adianta quais estúdios serão fechados, quais jogos cancelados ou até quantos empregados sofrerão com a restruturação planeada.

A decisão surge depois de uma misteriosa parceria que não chegou a vias de facto. Esta parceria com uma entidade nunca revelada, levaria o grupo a lucrar em cerca de dois mil milhões de dólares em seis anos. Não se sabe ao certo que tipo de negócio seria mas, com valores tão altos, só podia ser um ou mais projectos com uma grande empresa ou marca, possivelmente numa franquia de sucesso. Só que não aconteceu e a empresa perdeu logo a seguir cerca de 40% do seu valor na bolsa depois do anúncio.

Também alguns falhanços em crítica e vendas, como Saints Row não ajudaram muito. Nem tudo está mal já que, apesar da enorme crítica, Dead Island 2 até foi um sucesso e Wingefors mantém a confiança no futuro da empresa, obviamente. Na sua carta afirma que este ano será “sólido”, destacando os futuros lançamentos “Remnant 2, Warhammer 40,000 Space Marine 2, Payday 3, Hot Wheels Unleashed 2: Turbocharged, Arizona Sunshine 2, Alone in the Dark, Homeworld 3 e muitos, muitos outros”.

Contudo, não parece que esse portfólio e um recente investimento de mil milhões de dólares do Governo Saudita chegam para as ambições da produtora. O ritmo de aquisições de estúdios e também de licenças, como a ambiciosa franquia The Lord of the Rings, tinha de abrandar algures no tempo. Agora é tempo de “apertar o cinto” e todos sabemos quem será realmente afectado.

Certamente teremos mais detalhes de quais os jogos a cancelar e quais estúdios serão fechados. Para já, apenas a Crystal Dynamics garantiu publicamente que os seus projectos são para continuar.

Comentários

Comentários