Embracer Group adquire Crystal Dynamics, Eidos-Montréal e Square Enix Montréal

29

Mais uma jogada de aquisições “daquelas”. O Embracer Group, anteriormente conhecido por THQ Nordic, adquiriu os estúdios Crystal Dynamics, Eidos-Montréal e Square Enix Montréal.

Anteriormente nas mãos da Square Enix, este trio de estúdios norte-americanos (a Crystal Dynamics está sediada no EUA e os outros dois no Canadá) representavam uma boa porção de conteúdo para a produtora e editora nipónica. Em troca pelo negócio, a Square Enix recebe 300 milhões de dólares (cerca de 285 milhões de Euros).

Obviamente, os estúdios deverão passar por um processo de reestruturação e, pelo menos um, de renomeação. De resto, deverão manter a sua operação normal. Assim, sendo, IPs como Tomb Raider, Deus Ex, Thief e Legacy of Kain estão agora nas mãos do grupo nórdico. A nota de imprensa fala de mais de 50 títulos em carteira no lote.

Entretanto, os três estúdios continuarão as suas produções em andamento, com a Crystal Dynamics em produção do próximo Tomb Raider. Não há informação da produção das duas outras equipas, mas a Eidos Montréal participou em Marvel’s Guardians of the Galaxy e a Square Enix Montréal lançou vários jogos mobile (Hitman Go, etc).

O Embracer Group passou por várias expansões enquanto Nordic Games ou THQ Nordic AB. Ao longo dos anos, adquiriu vários estúdios e editoras, entre eles a Saber Interactive, Gearbox Software, Deep Silver e vários outros nomes importantes da indústria.

Quanto à Square Enix, a produtora e editora nipónica reitera em comunicado que, apesar de perder estes três importantes estúdios e também os seus IPs, mantém a sua produção além-mar com outros estúdios internacionais.