Xbox poderá estar a conceber uma consola portátil

xbox-games-showcase

O sucesso da Nintendo Switch, assim como as várias consolas baseadas no PC que surgiram nos últimos anos, encabeçadas pela Steam Deck, fará qualquer produtora de hardware pensar. A Microsoft Xbox parece bem atenta.

Especialmente com a capacidade de fazer streaming de jogo via Xbox Game Pass, qualquer dispositivo pode tornar-se numa “consola” portátil. Contudo, há sempre uma vantagem de usar um dispositivo dedicado, preferencialmente exclusivo ou optimizado para o serviço em questão. É o caso da Switch, por exemplo, mas outras consolas podem usar vários serviços, alguns via browser, inclusive o Xbox Game Pass.

Numa entrevista ao site Polygon, o próprio Phil Spencer falou de como a Xbox espera melhorar as prestações dos jogos do Game Pass nestas consolas portáteis, seja no hardware de terceiros ou… numa consola de produção própria. “A equipa está a considerar diferentes formatos de hardware”, inclusive algo que possam conceber para “encontrar novos jogadores” e ainda forma de permitir aos jogadores “jogar em momentos que outrora não podiam jogar”, aludindo claramente a uma potencial consola portátil.

O director da marca Xbox explica depois os seus pontos de vista dos dispositivos portáteis, inclusive na forma como diz como todos o fazem sentir a “jogar numa consola”, alegando que questões como poder ligar um gamepad deveriam ser contempladas, entre outras questões. Se alguma vez a Xbox lançasse uma consola, segundo Spencer, teria de “sentir-se como uma Xbox”. Mas, não seria uma questão de marca, mas sim de plataforma, com todos os jogos possuídos disponíveis, como seria numa consola.

Enfim, pode ser que algo esteja realmente na forja, no que toca a consolas portáteis com o X verde. No ano passado, vimos uma fuga de informação mencionar novo hardware Xbox nos planos da Microsoft mas nada que mencionasse uma consola portátil. Contudo, já neste ano ficou no ar uma ideia que uma grande revelação de hardware seria feita pela Xbox. Poderá muito bem ser esta.

Comentários

Comentários