Silent Hill: Ascension não correu muito bem

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A experiência interactiva Silent Hill: Ascension que a Konami e a Genvid arrancaram na madrugada de ontem, deveria ter relançado a franquia Silent Hill com algo diferente. Contudo, todos sabem que dar o poder de decisão e voz à audiência nunca é boa ideia.

É bem possível que tenham perdido a oportunidade de acompanhar a estreia desta série ou de participar nas suas decisões conjuntas, muito por causa do horário desajustado com que foi para o ar. Descrito como um MILE – Massively Interactive Live Event ou Evento Online com Interacção Massiva, foi transmitido em Stream e pediu a intervenção da audiência para alterar os acontecimentos. Só que as coisas não correram nada bem.

Imagem via PC Gamer.

Bem cedo no stream, ficou claro que a moderação não estava a funcionar correctamente ou, pelo menos, com a velocidade desejável. As decisões não foram propriamente consensuais na experiência mas isso já era expectável numa acção online conjunta. O pior é que a seriedade que se pretendia deu lugar a um caos de insinuações de todos os espectros, inclusive racista, política e sexual. Irónicamente, houve jogadores a publicar insultos directos e profanação sem aparente punição mas um jogador alega que uma simples insinuação a Hideo Kojima causou um seu bloqueio (recordem os possíveis motivos aqui).

Naturalmente, o chat acabou por ser temporariamente suspenso voltando depois bem mais restrito. Embora a produção tenha dito que o fez porque a moderação não estava a funcionar correctamente, devido a “uma quantidade significativa de utilização”, ficou bem claro que simplesmente não fizeram planos para o nível (baixo) desta comunidade. Claramente, o objectivo foi travar abruptamente a avalanche de insultos, insinuações e palavrões que não pareciam ter freio, parando o serviço para eliminar os prevaricadores. Quando, entretanto, voltou, porém, muitos já lá não estavam para dar uma segunda chance.

Se pensarem bem, dar o “volante” à comunidade, é um “terror” por si só. Qualquer pessoa no seu pleno juízo pode antever que nem todos terão as melhores intenções ou saberão “estar” e é inevitável que as coisas descambem. Seria lógico partir do princípio que uma sala de chat aberta aos comentários de anónimos fosse fortemente vigiada e moderada. Mas, por qualquer motivo, parece que a Konami e Genvid foram demasiado lenientes, talvez achando que uma moderação simplificada conseguiria controlar as hostes… claramente não conseguiu.

Quanto à experiência em si… bom… não temos opinião. Se estamos acordados de madrugada para participar mas somos constantemente bombardeados com comentários racistas, políticos, sexuais ou simplesmente cáusticos, não estão reunidas as condições para tentarmos avaliar as coisas de um forma séria. Como experiência em si, foi algo mediano e obviamente não substitui um jogo. Assim, preferimos não tratá-la com uma análise. Será melhor aguardar por um desses futuros jogos que a Konami tanto prometeu.

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