Reestruturação na Electronic Arts causa vários despedimentos

EA

Após vermos como a Electronic Arts cancelou um dos projectos relacionados com Apex Legends, ficou no ar como uma restruturação na gigante norte-americana poderia provocar despedimentos. Eles aí estão.

Naquilo que podemos observar como uma “onda” de reestruturações nas principais empresas nesta indústria, a EA anunciou uma série de cortes que resultaram no despedimento de vário elementos “redundantes” no staff geral da empresa. O próprio CEO da EA, Andrew Wilson explicou as motivações.

Apesar de alegar que a EA está a operar “numa posição de força”, segundo Wilson a empresa decidiu afastar-se de “projectos que não contribuem para a estratégia”, ao mesmo tempo que vão “reestruturar algumas das equipas”, cerca de “seis por cento da força laboral”. Esta é uma percentagem relevante numa empresa gigante multi-nacional.

Wilson assegura que é uma “decisão difícil” e que a EA irá ajudar as equipas a “transitar para outros projectos”, dando suporte financeiro e de saúde aos visados. Ainda assim, é sempre um momento triste e sombrio quando uma empresa com a dimensão da EA decide despedir pessoal.

A provocar estas decisões estarão as razões óbvias. O mercado dos videojogos está a contrair, depois de meses de aumentos de procura por entretenimento durante a pandemia. Por outro lado, as empresas descobriram que podem fazer mais com menos, recorrendo a equipas mais reduzidas, objectos mais largos (leia-se “adiamentos sucessivos”), trabalho remoto ou contratado e outras manobras.

 

Comentários

Comentários