Produção assegura que Mass Effect 4 é liderado por “veteranos”

ME4b

Como já sabem, a Bioware não está a passar por um bom momento, entre despedimentos e perdas de licenças. Também o seu próximo jogo está algo tremido. Por isso, há que garantir que Mass Effect 4 está num bom rumo.

É que já passaram quase três anos desde que tivemos um último vislumbre deste jogo, passando por uma série de teasers no ano passado que não passaram mesmo disso… teasers. Nem sequer temos um título oficial para este próximo jogo, chamado sempre de “próximo Mass Effect” sem grandes detalhes adicionais. Para os fãs, das duas uma, ou a produção do jogo está num impasse ou não há realmente nada de concreto para mostrar. Caso contrário, fa-lo-ia abundantemente até à exaustão.

Por outro lado, a comunidade não tem propriamente só boas memórias desta série. Apesar do sucesso retumbante da trilogia original, o final de Mass Effect 3 ainda hoje divide opiniões. Depois disso, tivemos a atrocidade chamada Mass Effect: Andromeda que, a par do insucesso de outro jogo da produtora, Anthem, revelou imensas fraquezas internas, especialmente a nível criativo e técnico.

Desde há uns anos para cá, o estúdio parece algo diferente na sua estrutura, ambição e planos, especialmente transparente ao nível da sua liderança. Da ribalta, de onde parecia que dificilmente sairia, sendo uma das produtoras mais reputadas da história desta indústria, a Bioware passou para “mais um estúdio da Electronic Arts”, aparentemente sem grande apreciação ou envergadura interna para receber projectos mais ambiciosos.

Certamente com isto tudo em mente, a produção achou por bem fazer mais uma “prova de vida”, ao mesmo tempo que tenta assegurar a confiança dos fãs. Ao site GamesRadar, o produtor Michael Gamble fez isso mesmo ao recordar que ele, na produção da série desde 2010 e outros “produtores veteranos da trilogia original” estão a liderar este novo projecto. Esses veteranos serão “o Produtor Executivo, o Director de Arte, o Director Criativo e o Director Geral”.

Estas palavras parecem indicar que as mentes responsáveis por Andromeda não estarão a tomar a dianteira, tentando acalmar os fãs que esperam algum tipo de descalabro para uma série de culto. Contudo, é discutível se os problemas nos jogos anteriores são de facto algo do passado. É também discutível se foram causados por alguma perda de qualidade interna ou de foco da produção ou se, simplesmente, os projectos ficaram reféns de algum tipo de má gestão geral. Se assim for, não há nada que os “veteranos” possam fazer se o executivo de topo decidir o rumo do jogo para algo menos consensual.

Obviamente, teremos de esperar para ver o que aí vem. Não há qualquer pressa aparente para a Bioware ou a Electronic Arts apresentarem algo concreto de Mass Effect 4 ou lá como se chamará. Tudo o que temos visto são posters, curtos trailers e pouco mais. Talvez seja melhor assim, para que o jogo fique na forja o tempo que for preciso para entregar algo interessante.

Comentários

Comentários