Nexon avança com processo contra Dark and Darker

darkanddarker

Há dias, demos conta como a gigante Nexon iniciou um processo contra a produção do Indie Dark and Darker, na altura um pedido de “Cease and Desist”. Agora, as coisas escalaram com o avanço de uma acção judicial.

O jogo foi removido do Steam quando a Nexon iniciou a sua movimentação. O estúdio Ironmace Games foi acusado de roubar ideias e “assets” de um jogo não lançado pela Nexon, um projecto chamado “P3”. Como a equipa da Ironmace é composta por ex-trabalhadores nesse projecto, a alegação é que teriam “continuado” o trabalho para lançar esse outro jogo entretanto cancelado sem a devida autorização.

A produção mostrou-se sempre combativa e defensiva das acusações, garantindo aos fãs que estavam a trabalhar para resolver as questões e trazer o jogo de volta. Só que, entretanto, foram mais longe, sugerindo mesmo aos fãs que partilhassem o jogo via torrents para que a produção continuasse a trabalhar na versão Alpha. É óbvio que a Nexon não iria ficar parada perante o desafio.

Na passada sexta-feira, a Nexon fez entrar uma acção judicial no Tribunal Distrital de Washington contra a Ironmace por “apropriação indevida de segredos de negócio” e “infringimento de direitos de autor”. No documento do processo, pode-se ler que acusam os co-fundadores da Ironmace e ex-trabalhadores da Nexon, Terence Park e Ju-Hyun Choi, de “roubar assets” e quebrar um acordo de um ano que os inibia de trabalhar na concorrência por um ano, parte do seu acordo de rescisão.

Ou seja, durante semanas a Nexon apenas quis que o jogo fosso obliterado da existência e que os seus ex-trabalhadores deixassem de usar o que alega serem “assets” e ideias roubadas e cumprissem o acordo de rescisão. Como os dois produtores se mostraram combativos, o processo que a Nexon ameaçou como retaliação avançou mesmo.

Por seu lado, Park e Choi continuam a defender a sua inocência. Embora não tenhamos uma reacção posterior ao processo, na sua página de Twitter, continuam a publicar nota de produção como um recente “hotfix” para a versão de testes do jogo, a tal que está a ser partilhada por torrents… que amplamente publicam online. Enfim, desafiadores até ao fim.

Comentários

Comentários