Nexon ameaça processo contra Dark and Darker

darkanddarker

Dark and Darker seria mais um jogo de acção com extracção, uma espécie de Escape From Tarkov mas com toque medieval. Até estava a obter popularidade mas a gigante Nexon teve outras ideias.

Se procurarem o jogo no Steam, já não o verão. Isto porque a Nexon enviou um pedido de “Cease and Desist”, uma espécie de ameaça litigiosa para “parar com as actividades ou enfrentarão uma acção judicial”. Em causa estará um alegado “roubo” de conceitos e código de um projecto da Nexon, chamado de “P3”, que até já tinha sido cancelado.

Porque os fundadores do estúdio Ironmance eram ex-membros da Nexon, alegadamente trabalhando nesse mesmo projecto, ao criarem um novo estúdio e um jogo que a editora acha que é virtualmente igual, teriam roubado os itens para dar andamento ao projecto.

Verdade ou não, esta situação actual surge dias depois dos escritórios da produtora terem sido visitados pela Polícia (via Naver, traduzido) que apreendeu algum material mas que a produtora assegurou que nada relacionado com “materiais ou código roubado para fazer o jogo”.

Se, de facto, nada foi encontrado, não parece. Não só a Nexon avançou com o processo, como a produtora Coreana escolheu a paragem. Como já dissemos, o jogo foi realmente removido da loja e das promoções do Steam mas também os servidores multi-jogador foram colocados offline.

Segundo uma nota publicada no servidor de Discord do jogo, a produção afirma que “por causa da natureza legal crítica deste assunto, temos de ser cuidadosos nas nossas mensagens para não colocar a nossa posição em causa”. A mesma nota pede paciência e compreensão aos jogadores que estavam a antecipar o lançamento, enquanto fazem o possível para trazer o jogo de volta “o mais rapidamente possível”.

Se, de facto, não foram encontrados materiais que indiquem um roubo de ideias ou de dados concretos da produção do projecto da Nexon, esta poderá ser apenas uma manobra de “bullying”. O género em causa, mesmo com o tal twist medieval que mencionámos, não parece ser propriedade de ninguém, como nenhum outro género de jogo poderia alguma vez ser.

Imaginem quantos “cease and desist” teria a FromSoftware de emitir de cada vez que um novo “souls like” fosse lançado…

Dark and Darker estava previsto ter um novo teste público no próximo mês, ficando agora esse teste adiado indefinidamente. O jogo final não tinha ainda data de lançamento definida mas estava previsto ainda para este ano. Vejamos se será adiado ou se, na pior das hipóteses, será mesmo cancelado.

Comentários

Comentários