Mods de Fallout 4 na PS4 cancelados, Bethesda culpa Sony

1022825

Já há algum tempo que seguíamos o desenrolar desta situação. A plataforma Bethesda.net para suporte de mods já tinha chegado ao PC, depois à Xbox One e só faltava mesmo a PlayStation 4. Depois de adiamentos sucessivos, Fallout 4 já não vai ter mods na PS4.

E, segundo a Bethesda, a culpa é da Sony. Se bem se recordam, na PS4 a produção enfrentou uma limitação de dimensão de ficheiros a apenas 900MB, quebras acentuadas de performance com texturas criadas para PC e até a falta de suporte para novos sons devido ao formato de áudio proprietário da consola. Durante todo este tempo, diz a produção, houve uma “avaliação” das condições e uma negociação com a Sony.

Todos esperavam que o suporte chegasse à PS4, eventualmente quando fosse lançado um outro jogo da Bethesda, TES V Skyrim: Special Edition, também anunciado com suporte da plataforma de mods. Infelizmente, diz a Bethesda, isso não vai acontecer.

Num comunicado, a editora afirma que nem Fallout 4 nem a edição especial remasterizada de Skyrim vão receber suporte para mods, uma vez que a Sony “não aprovou os mods de utilizadores como eles deviam funcionar: os jogadores poderem fazer o que quisessem com Fallout 4 ou Skyrim Special Edition”.

Não sabemos se esta “falta de aprovação” será apenas a nível técnico por causa das restrições já mencionadas ou por causa de alguma outra questão de protecção da consola, direitos de autor ou ainda outra qualquer questão burocrática. Fica no ar essa ideia.

Seja como for, os Mods de Fallout 4 (e Skyrim: Special Edition) criados pela comunidade não vão chegar à PS4. O que é de lamentar dada a popularidade desta modificações tanto no PC como na consola rival Xbox One.

Comentários

Comentários