Mais pormenores do comando PlayStation DualSense Edge

dualsense-edge-01

Apresentado ontem durante a Gamescom 2022 – Opening Night Live, o novo comando DualSense Edge para a PlayStation 5 é a evolução natural de um dos melhores comandos de sempre para consolas.

A palavra de ordem para o novo comando é: “personalização”. Como principais novidades, apresenta a possibilidade de comutar os dois sticks analógicos com um novo compartimento na base. Não fica claro se o interesse é lançar outros sticks de calibração diferente ou simplesmente permitir mudá-los quando avariam ou por outras cores.

Também é possível alterar apenas as cabeças destes sticks analógicos com outros formatos. Inicialmente, teremos três opções (normal, cúpula elevada ou cúpula rasa). Atrás, encontram também dois novos botões traseiros em posição oblíqua, igualmente comutáveis e configuráveis com qualquer outro botão do comando.

Com este novo comando é também possível remapear os botões e até desactivar algum botão específico. É possível calibrar a sensibilidade e zona neutra dos sticks e também dos gatilhos, incluem limitadores de curso na parte traseira. Tudo isto pode ser salvo em perfis que podem ser mudados rapidamente com o software próprio do comando.

Lendo os detalhes no Blogue Oficial, não ficou claro se estes perfis ficam salvos na consola ou no comando. Se for a primeira hipótese, limitará um pouco a sua utilização no PC. Aliás, não há nenhuma indicação, para já que o comando seja suportado além da PS5. Acreditamos que sim, dado o suporte do comando anterior e também a grande aposta da Sony no PC.

Para configurar o comando na sua plenitude, temos um novo botão “Fn” que, além de comutar os perfis, também permite ajustar o volume de áudio e balanceá-lo com som do jogo e do chat, assim como aceder ao menu de preferências do comando.

De resto, o DualSense Edge mantém todas as caraterísticas da versão base, incluindo o feedback háptico, gatilhos adaptativos, microfone incorporado, controlo de movimento, altifalante embutido, tomada jack 3.5mm para áudio, LEDs coloridos, carregamento via USB-C, entre outras características que já faziam o DualSense um sucesso.

Juntamente com o DualSense Edge, contem com um kit de cabeças para os sticks, conjuntos de botões traseiros, cabo USB-C para carregamento com um mecanismo para prendê-lo ao comando e ainda uma caixa de transporte. Quanto a cores, nas imagens promocionais podemos ver apenas um padrão, branco com preto polido e cinzento, à semelhança do DualSense original. É possível que outras cores fiquem disponíveis mais tarde.

Não há nenhuma data fornecida para o lançamento do novo comando PlayStation DualSense Edge. A Sony Interactive Entertainment fala de “meses” até estar pronto. É bem possível que isso signifique um lançamento perto do Natal, mas não há certezas. Partilharemos mais pormenores logo que fiquem disponíveis.

Comentários

Comentários