DICE e EA apresentam Battlefield 2042

BF2042

Afinal tem um número, mas não é “6”. Finalmente a DICE e a Electronic Arts apresentaram o seu próximo título de acção. Chama-se Battlefield 2042 e é um avanço no tempo para as batalhas modernas com um toque futurista.

Depois de um hiato de um ano, um novo Battlefield chega agora, abandonando as batalhas históricas para apostar noutras bem mais fictícias, ainda assim inspiradas em conflitos modernos, com tecnologia que já estamos a ver nos campos de batalha de hoje. Caças furtivos, armamento e equipamento de tecnologia de ponta e até wingsuits. Não é que alguma desta tecnologia seja improvável, especialmente dentro de 20 anos. O trailer, pelo menos, deixa-nos com imensa expectativa, com uma clara “vibe” de Battlefield 3 ou 4.

A produção está a apostar forte neste próximo jogo. Infelizmente, BF 2042 irá abandonar os modos de carreira a solo para se focar no online. Os últimos títulos já continham campanhas algo sucintas e que não acompanhavam muito bem a qualidade da restante oferta, pelo que a aposta exclusiva no online nos parece lógica.

Nas consolas da geração PS5 e Xbox Series X|S (assim como no PC), a DICE está a apostar em modos de jogo com 128 jogadores (64 vs 64), aumentando para o dobro a escala dos jogos anteriores. Infelizmente, PS4 e XB1 não possuem hardware para a acompanhar esta escala.

Para conter tanta gente, os seus sete mapas (dos que foram anunciados) serão alargados, com um regresso dos populares modos “Conquest” e “Breakthrough” (igualmente dos que foram anunciados) como centro da acção. O jogo também continuará a apostar na célebre fórmula “Combined Arms” com veículos e aeronaves à mistura.

Estes modos multi-jogador clássicos serão inseridos na experiência “All-Out Warfare”. O jogo apresentará outras formas de jogar, com “Hazard Zone”, algo inspirado em battle royale (mas não é) e uma outra experiência que ainda será relevada em Julho, que quase arriscamos dizer que é algo no género… battle royale, possivelmente “free to play”, veremos. De notar que alguns modos de jogo terão bots a jogar no lugar dos jogadores reais, numa tentativa de manter servidores activos, mesmo com poucos jogadores.

Para dar suporte ao jogo, a DICE planeia quatro temporadas de conteúdo adicional, com o regresso do infame “battlepass”. Felizmente, os mapas e outros elementos continuarão a ser adicionados gratuitamente, mas haverá conteúdo premium apenas para quem subscrever este passe de época. Além dos sete mapas anunciados (“Kaleidoscope” na Coreia do Sul, “Manifest” em Singapura, “Orbital” na Guiana (em baixo), “Discarded” na Índia, “Renewal” no Egipto, “Hourglass” no Qatar e “Breakaway” na Antárctica), a DICE espera adicionar mais mapas nos meses seguintes.

De regresso estão as lendárias classes de jogadores, à quais se juntam 10 novas classes de especialistas com habilidades únicas. Desta vez, as armas não estão restritas a uma classe em particular, o que permite maior personalização. Será também possível alterar o aspecto das armas em combate, um pouco como é possível em Crysis, certamente uma fonte de inspiração.

Se isto vos interessar e estão em pulgas para jogar, saibam que a DICE e a EA estão a planear um Teste Técnico no início de Julho. Alguns jogadores veteranos seleccionados serão convidados para participar nestes testes, por isso, fiquem atentos ao vosso email. Os demais poderão contar com uma Beta Aberta algures no final do Verão ou início do Outono.

Battlefield 2042 tem data de estreia para 22 de Outubro de 2021 na PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. O jogo já pode ser pré-encomendado em três versões (Standard, Gold e Ultimate) que garantem o acesso à Beta mencionada em cima, além de óbvios bónus adicionais (ver acima) e o tal passe de época nas edições especiais. No caso das edições Gold e Ultimate, ainda terão um lançamento mais cedo do jogo, desta feita a 15 de Outubro.

Para terminar, ficámos a saber que teremos mais um trailer deste jogo durante conferência da Xbox e Bethesda no próximo dia 13 de Junho, durante a E3 2021. Certamente teremos mais detalhes e  talvez mais algumas revelações.

Comentários

Comentários