Destaques da Keynote da Microsoft no GDC2015

windows_10-600×337

Com tantas revelações e novidades de produtores de Hardware e Software nestes dias, durante a Game Developers Conference em São Francisco, EUA, a Microsoft também tem uma palavra a dizer no mercado dos videojogos. Sobretudo com a enorme aposta no Windows 10 e DirectX 12, vêm aí novidades importantes para todos os gamers: os das consolas Xbox One e os do PC.

Podem acompanhar toda a conferência de cerca de 48 minutos em diferido no vídeo acima. No entanto, apanhámos alguns destaques e notas importantes para vos ajudar. Estes destaques vão de encontro ao que achámos ser mais relevante na Keynote da Microsoft e até damos alguma da nossa opinião sobre os temas.

Elite: Dangerous na Xbox One

O simulador espacial que tem sido um autêntico fenómeno de popularidade, está a viajar pelo hiperespaço para chegar à Xbox One (viram o que fiz aqui?). O jogo da Frontier Developments deverá chegar à consola da Microsoft ainda este Verão, sem data ainda definida. Esta notícia não é particularmente novidade e até confirma um rumor que transitou pela web há algum tempo. O MMO espacial deverá tirar partido da Xbox Live e das novas capacidades do DirectX 12 adaptado à consola Xbox One para, segundo a Microsoft, “não perder qualidade em comparação com o PC”.

Suporte Entre Plataformas Microsoft

Uma das coisas que sempre achámos foi que a Microsoft centrava demais os videojogos nas consolas Xbox, esquecendo que a plataforma PC, além de pioneira, é capaz de ser a que mais necessitaria do apoio da Microsoft. Acima de tudo, o Windows precisava de ser entendido como uma plataforma de videojogos, além das outras funcionalidades que possibilita.

Para tentar colmatar esta lacuna, a Microsoft anunciou que vai possibilitar que o Windows 10 faça, entre outras coisas, stream de jogos da Xbox One, acesso à conta Xbox Live e outras funcionalidades que já falámos. Mas neste Keynote, a Microsoft foi mais longe anunciando que o Windows 10 e Xbox One irão suportar jogos “Cross-Platform.

Isto significa que um jogo adquirido no PC, na Xbox One,  num telefone ou tablet que funcione com Win 10, pode ser jogado em qualquer uma destas plataformas. Claro que haverão diferenças de performance, mas dentro dessas limitações um título pode ser optimizado. Estes jogos poderão ainda partilhar recursos online como a gestão de conta, loja, aplicações, etc. Isto também significa, em teoria, que os DLCs adquiridos numa conta para uma das versões irão transitar para as demais plataformas.

Um outra funcionalidade disponível será a jogabilidade entre plataformas. Ou seja, jogadores de Xbox One poderem jogar contra ou em conjunto com jogadores de PC ou Tablet e vice-versa. Jogos, como o demonstrado IDARB ou o MOBA Gigantic, servem de exemplo de alguns jogos que poderão ser jogados numa Xbox One ou numa plataforma a correr Win 10 numa só sessão.

Também os jogos Indie foram contemplados com estas funcionalidades. Está disponível a partir de agora, um SDK (Software Development Kit) para os produtores poderem criar jogos multi-plataforma com todos estes recursos. Também o programa de apoio a Indies ID@Xbox passou a contemplar PCs, Tablets e Telefones, além da plataforma Xbox.

DirectX 12

Como não podia faltar, o API da Microsoft foi também destacado durante este Keynote. Confirmando as mais recentes notícias, o DirectX 12 está a obter grandes melhorias de performance em comparação com o seu antecessor, DX11 (leiam aqui e aqui). Empresas como a Intel, Nvidia ou AMD, mas também produtoras como a Electronic Arts com o seu Frostbite ou ainda a Epic Games com o seu fantástico Unreal Engine estão já a trabalhar no novo API. Resultado disso é a nova parceria entre MS e Epic para trazer o novo Unreal Tournament, inteiramente integrado do DX12. Um bom exemplo dado é o jogo de produção interna Fable Legends que foi anunciado como tendo 20% melhor performance a correr o DX12, em comparação com o que acontece com o DX11.

Óculos Hololens

Houve também lugar para um pequeno update acerca do desenvolvimento dos óculos Hololens. Ao contrário das demais empresas ao seu redor, a Microsoft não está empenhada (para já) em óculos de realidade virtual mas sim na tecnologia que permite integrar gráficos e imagens digitais no mundo real, vulgarmente conhecida por Realidade Aumentada. Pouco foi comentado acerca do estado da produção do periférico, mas os estúdios estão empenhados em produzir conteúdos a tempo do lançamento do Windows 10. Temos boas perspectivas sobre este sistema, sobretudo recorrendo a estas novas funcionalidades acima mencionadas.

Comentários

Comentários