Windows 10 e os Videojogos

Windows-10-logo

Durante a tarde de ontem no Redmond Campus da Microsoft nos EUA, foi apresentada a mais recente versão do Windows 10, no seu estado actual de desenvolvimento. O novo sistema operativo está a ser muito antecipado na comunidade de jogadores PC porque, entre outras novidades, será o primeiro sistema a receber o novo DirectX 12. Mas, mais algumas surpresas foram também apresentadas.

Um novo sistema operativo é sempre uma complicação para quem joga no computador. Apesar dos enormes avanços tecnológicos que um novo SO proporciona, regra geral, é preferível aguardar pelas correcções ou “service packs” antes de actualizá-lo. O novo Windows 10 traz imensas novidades de utilização e optimização. Há um particular interesse da Microsoft em tornar a experiência do utilizador cada vez mais rápida e detalhada, mas há também uns retrocessos significativos de modo a ir buscar ao passado algumas soluções que o Windows 8 e 8.1 falharam em melhorar. O mais significativo, na óptica do utilizador, é o regresso da famosa barra de tarefas, alvo de inúmeras reclamações no Windows 8 e que faz o seu regresso triunfal.

Entretanto, as novidades são igualmente interessantes:

Cortana- É uma assistente pessoal digital, inspirada na personagem electrónica que acompanha o Master Chief na série Halo. Nos dispositivos móveis da Microsoft, Cortana actuava como uma concorrente directa da Siri nos sistemas Apple. Agora no PC, Cortana é como uma inteligência artificial que auxilia em pesquisas, a executar operações ou a organizar informação. Infelizmente, aqui Cortana empresta só a sua voz e não surge com animação tridimensional como nos videojogos. É pena.

Project Spartan- Nasce como o novo browser de internet para o Windows. Isto, depois de a Microsoft ter visto o seu Internet Explorer praticamente descartado do uso de milhões de utilizadores. O novo browser apresentado parece juntar o melhor de todos os actuais navegadores recorrendo ao estilo gráfico do interface do novo Windows. Com a pluriferação de jogos em browser e aplicações de navegação exigentes, veremos como este novo navegador se safa. O legado do Internet Explorer é muito fraco.

XBOX no Windows 10- Esta é, provavelmente, a novidade que mais interessa aos jogadores de Xbox One. Não, não poderão jogar jogos Xbox One directamente no PC. No entanto, pela primeira vez, poderão fazer streaming de jogos da Xbox One para Windows 10, jogar contra ou em co-op com jogadores da Xbox One usando o PC (e vice-versa) e até partilhar tudo isto numa só conta Xbox Live. A nova app Xbox para Windows 10 permite ainda jogar remotamente na consola Xbox One e até controlá-la com o comando da Xbox One no PC.

Microsoft Hololens- Não se trata de um novo sistema de óculos virtuais, tipo Oculus Rift, mas sim de um sistema de realidade aumentada. Ao invés de possuir um par de óculos que produzem uma imagem virtual tridimensional como o Oculus, o Hololens permite projectar imagens numa superfície translúcida, integrando-as com a realidade que estamos a observar. Desde uma chamada Skype a um videojogo, tudo pode ser usado pelo sistema. Um pouco da filosofia do Google Glass, um dispositivo da Google também para realidade aumentada, embora menos potente. Com um computador integrado, o Hololens permite interagir, por exemplo, num jogo que está “projectado” na nossa sala. A demonstração em vídeo mostra, por exemplo, como o utilizador se integra numa simulação da superfície de Marte ou num jogo de Minecraft, entre outras aplicações. As possibilidades são imensas para este dispositivo no mundo dos videojogos.

https://www.youtube.com/watch?v=aThCr0PsyuA

DirectX 12- Sem dúvida, uma das novidades mais esperadas do novo Windows 10, o novo API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações) da Microsoft, o DirectX 12, promete revolucionar a programação e capacidade de produção de videojogos.

O software DirectX, muito basicamente, faz a tradução entre CPU (Processador Central) e o GPU (Processador Gráfico) para aplicações multimédia, em especial videojogos. Este DX12 promete uma maior eficiência neste trabalho (anunciado acima de 50% mais eficaz) em relação ao anterior DirectX 11. Assim, o novo API permite aos programadores tirar maior proveito dos mais recentes GPU’s da Nvidia, Intel ou AMD. A produção deste software resultou também numa melhor capacidade de aproveitamento do multi-threading (usar mais do que um core de um processador em simultâneo) e numa maior eficácia energética, recorrendo a cerca de metade dos recursos dos sistemas para correr a mesma quantidade de informação.

A Xbox One deverá também receber uma versão adaptada do DirectX 12 (actualmente corre uma versão mais potente do DirectX 11). Isto deverá permitir um aumento significativo na performance da consola da Microsoft, assim como na qualidade dos jogos ou ports desenvolvidos. Infelizmente, devido ao seu hardware limitado, a consola não irá conseguir tirar pleno proveito da totalidade do DX12 como será possível no PC. Mesmo assim, vamos aguardar para ver como se irá portar a Xbox One com este novo API, programado para um futuro update de Software via Live.

Upgrade Gratuito- Uma outra novidade para todos os interessados no novo sistema operativo, é que este será gratuito por tempo limitado para os actuais utilizadores do Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. Esta oferta está disponível apenas no primeiro ano de vida do Windows 10 para estes utilizadores. Ou seja, após a data de lançamento, quem tiver o Win7, 8 ou 8.1 tem um ano para decidir fazer o upgrade de forma inteiramente gratuita.

Claro está que, como dissemos no início, os primeiros dias, semanas e até meses de um sistema operativo são sempre delicados. Sobretudo quando dependemos de tantos factores para correr um videojogo. Ao contrário das consolas, drivers, patches, updates e outras alterações aos videojogos são necessárias para os correr em conformidade. Os primeiros meses de um Sistema Operativo são sempre uma incógnita no que diz respeito ao bom funcionamento de videojogos, sobretudo os mais antigos. Foi dito na conferência de ontem que a plataforma Steam está já a tornar os seus jogos compatíveis com o Windows 10. Mas, que dizer das outras? Battle.net, Origin, UPlay e outras poderão necessitar de algum tempo para optimizar tudo para Win10. Será prudente aguardar pelas correcções e, quem sabe até, o primeiro Service Pack (pacote de correcções acumuladas).

O Microsoft Windows 10 irá estar disponível “até ao final deste ano” de 2015, ainda numa data a confirmar. Como já dissemos, será gratuito no primeiro ano para utilizadores do Windows 7, 8 e 8.1 não havendo valores finais definidos para os demais utilizadores.

Comentários

Comentários