Angariação de fundos para a Ucrânia da Epic Games atinge 144 milhões

epicfortnite

Como noticiámos há cerca de duas semanas, a Epic Games esteve nestes dias a angariar fundos de ajuda à Ucrânia, através do jogo Fortnite. A campanha já terminou e angariou uma quantia impressionante.

Conforme dissemos, a iniciativa arrancou a 20 de Março e durou até 3 de Abril. Todo o lucro vindo das vendas em jogo de Fortnite durante este período foi directamente para um fundo de ajuda humanitária. Na altura da notícia original, em apenas três dias e com o apoio da Microsoft Xbox, já tinham angariado 50 milhões de dólares (cerca de 45.5 milhões de Euros) para ajudar organizações humanitárias em acção na Ucrânia. Contudo a Epic anunciou agora o encerramento da campanha com valores ainda maiores.

O montante final fixou-se nos 144 milhões de dólares (cerca de 131.62 milhões de Euros). Este impressionante valor, digno de uma ajuda estatal, será distribuído por três organizações humanitárias das Nações Unidas, a UNICEFUNWFP e UNHCR e também pelas organizações Direct ReliefWorld Central Kitchen.

É caso para dizer, “parabéns a todos” mas… É sempre dúbio usar um veículo comercial como as microtransacções de um jogo popular para este tipo de iniciativas. Por um lado, se a Epic se pode “separar” de tanto dinheiro (não é que passe mal), porque é que simplesmente não o doou sem ter de passar pelo jogo? Por outro, há uma clara sensibilização dos jogadores que quiseram contribuir. O que interessa, na verdade, é que o dinheiro seja bem usado para quem precisa.

Comentários

Comentários