
Como noticiámos há cerca de duas semanas, a Epic Games esteve nestes dias a angariar fundos de ajuda à Ucrânia, através do jogo Fortnite. A campanha já terminou e angariou uma quantia impressionante.
Conforme dissemos, a iniciativa arrancou a 20 de Março e durou até 3 de Abril. Todo o lucro vindo das vendas em jogo de Fortnite durante este período foi directamente para um fundo de ajuda humanitária. Na altura da notícia original, em apenas três dias e com o apoio da Microsoft Xbox, já tinham angariado 50 milhões de dólares (cerca de 45.5 milhões de Euros) para ajudar organizações humanitárias em acção na Ucrânia. Contudo a Epic anunciou agora o encerramento da campanha com valores ainda maiores.
Our deepest thanks to everyone who joined us in supporting humanitarian relief efforts for people affected by the war in Ukraine.
Together with the Fortnite community and @Xbox, we raised $144 million USD for @DirectRelief @UNICEF, @WFP, @Refugees and @WCKitchen. pic.twitter.com/lPAa8lmfJn
— Fortnite (@FortniteGame) April 4, 2022
O montante final fixou-se nos 144 milhões de dólares (cerca de 131.62 milhões de Euros). Este impressionante valor, digno de uma ajuda estatal, será distribuído por três organizações humanitárias das Nações Unidas, a UNICEF, UNWFP e UNHCR e também pelas organizações Direct Relief e World Central Kitchen.
É caso para dizer, “parabéns a todos” mas… É sempre dúbio usar um veículo comercial como as microtransacções de um jogo popular para este tipo de iniciativas. Por um lado, se a Epic se pode “separar” de tanto dinheiro (não é que passe mal), porque é que simplesmente não o doou sem ter de passar pelo jogo? Por outro, há uma clara sensibilização dos jogadores que quiseram contribuir. O que interessa, na verdade, é que o dinheiro seja bem usado para quem precisa.