Activision bane 6000 batoteiros de Call of Duty

CODMWIII (4)

A Activision informou que, devido a um sistema ter estado em baixo, detectou que mais de 6000 contas realizaram actos ilícitos com batotas e hacks nos modos online da série Call of Duty. Por causa disso, estas contas foram banidas.

Não é incomum ouvirmos falar de “vagas de banimentos”, até nesta série. Mas, neste caso, a implementação de um dispendioso sistema anti-batota deveria prevenir exactamente isso, certo? Nas últimas semanas, notaram-se muitas queixas de batotas e até de hacking no online de Modern Warfare III e Warzone. Tudo levou a crer que o Ricochet tinha falhado.

Convenhamos que nesta indústria os batoteiros e hackers estão constantemente a evoluir as suas técnicas e ferramentas para serem mais eficazes, quase em paralelo com o que as empresas de segurança e produtoras fazem para prevenir isso mesmo. Por isso, por mais medidas que se anunciem como infalíveis, por mais que se goze online com o seu aparente sucesso, há um ditado popular Português que se aplicam bem aqui: “no melhor pano cai a nódoa”.

Assim, informa a Activision no site oficial, depois de inúmeras queixas a empresa terá banido mais de 6 mil contas de batoteiros e hackers, isto num período de cinco dias no passado fim-de-semana. Segundo a nota, os batoteiros tiraram proveito de “um único sistema de telemetria que foi desligado para fazer upgrades durante o fim de semana”. De facto, nos últimos dias correu o rumor que o Ricochet estaria mesmo offline e, por isso, abriram-se as “comportas” dos prevaricadores.

Só que o sistema não estava mesmo offline, resultando na identificação destas contas todas a fazer “das suas” entre 16 e 20 de Fevereiro. A Activision baniu as contas sumariamente após essa identificação. Tudo bem que a acção foi relativamente rápida mas… há uma parte nesta história que não soa bem.

Das duas uma, ou o sistema Ricochet funciona muito bem e toda a esta gente foi prontamente banida exactamente como a produção diz ou, então, poderá ter falhado por completo. Não é lá muito plausível que a Activision tenha simplesmente desactivado um dos elementos mais críticos do sistema, exactamente num fim de semana, tradicionalmente onde a equipa está reduzida e onde haverá um maior volume de jogadores (batoteiros e hackers incluídos).

Uma teoria é que esse tal “sistema de telemetria” poderá não ter sido “desactivado para manutenção” mas sim atacado pelos hackers, sendo iludido a desactivar-se ou ultrapassado por algum exploit. Isso teria permitido que durante dias estes cerca de 6000 batoteiros agissem impunes. A aparente demora em reactivar o sistema será a “justificação” desta teoria, alegando que a Activision não conseguiu de imediato anular o possível hack. Talvez nunca venhamos a saber a verdade.

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