A GameNest apresenta os seis novos projectos nacionais

gamenest

Depois de Out of Line ganhar o grande prémio no PlayStation Talents, mais jogos independentes estão na forja no programa GameNest. A segunda temporada deste programa traz-nos seis novos projectos nacionais à conquista do mercado.

O GameNest é um programa de apoio aos jogos desenvolvidos em ambiente académico, estando patente em três instituições com cursos de videojogos – a ETIC, o IPLeiria e a Universidade Lusófona. No ano anterior, o programa arrecadou várias distinções, tendo ganho diversas categorias nos prémios PlayStation, incluindo Melhor Jogo (Out of Line), Prémio Imprensa (Out of Line) e Melhor Arte (Obscuria). Ainda em 2017, o programa foi igualmente vitorioso no Nordic Game Discover Contest com Obscuria, que levou o jogo à grande final em Malmö, na Suécia, em Maio de 2018.

No presente ano, o programa GameNest conta com 6 novos projectos, que serão acompanhados nos próximos meses por professores e profissionais da indústria nacional e internacional. O objectivo é acelerar o processo de maturidade destes jogos e potenciar as criações dos alunos.

Keg War

Inspirado no clássico jogo do Galo, no filme O Sétimo Selo (1957) e misturando tudo com elementos de RPG, Keg War, transforma o que aparenta ser um simples jogo de tabuleiro, num desafio altamente estratégico.

A narrativa central de Keg War parte de uma guerra antiga entre dois reis pela disputa de uma grande cidade. Esta disputa acabou de uma curiosa forma – ambos decidiram usar barris explosivos para aniquilar o adversário. Estes eventos são agora recordados em várias tabernas do reino, num amado jogo de tabuleiro apelidado de Keg War.

Keg War está a ser desenvolvido para PlayStation 4 e PC.

Our Way

Este é um sidescroller de ação, quebra-cabeças e com mecânicas de acção furtiva. Em Our Way, a personagem principal dispõe igualmente de um gancho e um companheiro que o auxilia nos momentos mais desafiantes do jogo.

Our Way centra-se numa narrativa que retrata duas visões distintas do mundo, num conflito reminiscente da Guerra Fria, onde dois grandes blocos ideológicos tentam assumir o domínio do planeta. O pequeno protagonista, apanhado neste embate, tenta encontrar o seu próprio caminho num futuro distópico.

Apesar de ainda em desenvolvimento, Our Way terá lançamento previsto para PC e PlayStation 4 numa data ainda não definida.

Tin-heart

É um jogo de plataformas frenético que conta com elementos de exploração, tendo como mecânica principal, os braços de um robô, que esticam conforme os desafios. Tin-Heart também demonstra uma mensagem ecológica, onde o protagonista tem como missão reprogramar robôs poluentes e assim salvar o Planeta Terra.

Num futuro longínquo, os robôs que outrora limpavam o ar poluído da Terra, foram corrompidos pelo excesso de poluição e começaram a destruir  planeta. Os humanos incapazes de fazer frente a tamanha força, viram-se forçados a abandonar a Terra. Quase ao mesmo tempo, um pequeno robô (chamado Urion) acorda num armazém. Considerado obsoleto mas com a programação original intacta, Urion vai tentar recordar os seus companheiros robóticos das diretrizes iniciais e, assim, ajudar a salvar o planeta.

Tin-Heart encontra-se neste momento em desenvolvimento para PC e PlayStation 4.

Capture

É uma aventura com foco na exploração e na resolução de puzzles usando a fotografia e a perspectiva como ferramentas de interacção.

A narrativa de Capture centra-se no momento em que o jogador se encontra numa floresta, onde tudo parece ser demasiado perfeito, calculado e artificial. Talvez até excessivamente artificial! Ao longo da aventura, surgirão novos mistérios e o desejo de olhar por detrás da cortina será inevitável.

Capture tem lançamento previsto para PC e PlayStation 4.

Fayo

Um jogo de plataformas 2D de ação e aventura com um estilo desenhado à mão. As mecânicas centram-se em torno da capa que a personagem principal utiliza em diversos contextos.

A narrativa do jogo foca-se em Fayo, uma adorável personagem que pretende descobrir o que aconteceu ao seu pai, desaparecido há vários meses. Rapidamente, a aventura leva-o a uma nova dimensão cheia de perigos e desafios.

Fayo está a ser desenvolvido para PlayStation 4 e PC.

Ink Knight

Um jogo de plataformas com elementos de ação e aventura, tendo como protagonista principal Ink, um estranho cavaleiro feito de tinta.

Ink Knight utiliza como uma das suas mecânicas principais a tinta da personagem que, além de servir como elemento de interacção, dá igualmente azo à ferramenta principal do jogo – um aparo. Ao longo desta aventura, vamos também conhecendo a epopeia de Ink num mundo mágico, onde a tinta demonstra ser um factor essencial de todo este universo.

Ink Knight está a ser desenvolvido para PlayStation 4 e PC.

Com tantos projectos Portugueses que têm surgido, ficamos orgulhosos do empenho que todos este alunos, professores e profissionais têm demonstrado para que estes e outros projectos nacionais vejam a luz do dia. Desejamos toda a sorte para todos eles e nós por cá estamos ansiosos para fazer uma análise a cada um deles.

Comentários

Comentários