Insólito – Há quem esteja a vender chaves de The Day Before

daybefore

Veio já um pouco tarde para entrar na discussão sobe o pior jogo do ano. Contudo The Day Before chegou, não convenceu e ainda levou a Fntastic a fechar portas. Isso não invalida que alguns tentem facturar bem com essa desgraça.

A história deste jogo é uma tragédia com leves traços de comédia. Chegou a ser um dos jogos mais desejados no Steam, mas a sua produção foi atribulada, com processos judiciaistrailers desapontantesacusações de fraude e muitas garantias de um estúdio claramente em dificuldades. No lançamento, o jogo tinha já estava negativo no Steam o que levou a um “falhanço financeiro”, com a produtora a encerrar por completo. O futuro de quem ainda comprou o jogo é incerto, uma vez que a produtora não tem planos para os seus servidores. Em jeito de resposta à incredulidade dos fãs, a Fntastic respondeu da maneira mais irónica possível:

Seria de esperar, portanto, que The Day Before fosse um assunto encerrado, com os pedidos de reembolso emitidos, fãs conformados e devidamente arrumado no baú do esquecimento, certo? Já deviam saber que vivemos num mundo estranho e que há pessoas que buscam toda e qualquer vantagem no meio do infurtúnio alheio. Muitos jogadores só queriam desenvencilhar-se de um investimento claramente errado mas outros… bom, outros estão a tentar facturar da forma mais improvável.

Avança o site Kotaku que há quem esteja a vender chaves digitais do Steam para este terrível jogo em sites da especialidade por quantias até 400$ Dólares (via GG Deals). Aparentemente, a especulação é baseada na raridade das chaves, sendo uma avaliação da responsabilidade destes sites, que nem sempre agem com a melhor das intenções dos seus compradores. Porque motivo quereriam comprar uma chave de um jogo tão mau, entretanto cancelado e com o estúdio já encerrado? E porque motivo quereriam comprá-lo com uma inflacção de preço tão elevada? Não sabemos.

Considerando que o jogo não teve pré-encomendas e só esteve à venda por quatro dias, pode haver aqui uma certa curiosidade para conhecer “o tal jogo que todos falam”. Mas, se falam, não é pelos melhores motivos. Por outro lado, não é que pelos 400 dólares desta possível compra que provoque um investimento interessante a longo prazo. Não estamos a ver este jogo valorizar mais ou que a Fntastic volte à produção do mesmo. Nem vemos como seja possível jogá-lo a médio prazo se os servidores não possuem garantias de continuar no ar por muito mais tempo.

Enfim, é uma daquelas histórias estranhas nesta indústria que temos sempre alguma dificuldade em explicar. Recordamos que há quem gaste pequenas fortunas em pacotes de cosmética e até em pacotes de cartas virtuais para ganhar vantagem mínima ou apenas algum “direito a basófia”. Assim sendo, comprar um jogo defunto por centenas de euros já não parece tão repescado.

Comentários

Comentários