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Análise: Wii Party U

Desde a sua apresentação na E3 de 2012, a Wii U surgiu com algumas surpresas não só pelo seu nome de difícil afeito como também pelo conceito invulgar e de certa forma evolucionário que introduziu o Wii U Gamepad. Este conceito possibilita um universo de possíveis mecânicas assimétricas onde um jogador pode desempenhar um papel diferente perante o restante grupo de jogo.
Como ponto forte na sua apresentação, uma coisa era certa, a Nintendo pretendia seguir os passos de sucesso da sua consola Wii que com a sua expansão de target mais familiar conseguiu fazer voar exemplares das prateleiras das lojas como um campo de milho sobre um ataque de gafanhotos, vendendo assim mais de 100 milhões até hoje.

Isto porque, não só a Nintendo pretende apostar todas as suas fichas nos seus exclusivos, como por exemplo Zelda, Donkey Kong e Metroid, como também manter o target com o qual fez chover dinheiro e espalhou muitos serões divertidos com a família e amigos.
São jogos como o Wii Party U que representam uma das verdadeiras razões para a qual compramos uma Wii U, juntar um grupo de gente em redor de uma amálgama de minijogos simples mas invulgares que divertem toda a gente, criando assim um verdadeiro espírito de fairplay.

Com mais de 80 minijogos, shows, jogos de tabuleiro e de mesa que exploram bem as capacidades do Gamepad e ainda os Wiimotes é simplesmente incrível a variedade de mecânicas que a produtora Nd Cube conseguiu enfiar num só jogo. Como exemplo temos um dos jogos que explica que temos de colocar o gamepad (com a representação de um riacho a fluir) no chão, na outra ponta da sala, longe da televisão, enquanto que na mesma é representado um conjunto de jarros, um para cada jogador. O conceito é simples, usar o Wiimote como se de uma colher se tratasse e percorrer a sala até ao riacho para colher a água e transportá-la entornando o mínimo possível até ao jarro. Quem encher primeiro o seu ganha. Transformando a sala num espaço de jogo, onde os comandos emitem som de água a cair no chão se os destabilizarmos e onde os encontrões entre jogadores podem influenciar a quantidade de água que entregam, tornam toda a experiência realmente única. Outro jogo utiliza o gamepad para uma pessoa fazer uma expressão indicada no mesmo, depois o resto dos jogadores terá de adivinhar entre 4 opções qual das expressões o jogador fotografado tentou representar. Existe até um jogo que entre os meus amigos se tornou logo um dos favoritos, onde são utilizados todos os comandos para se jogar uma espécie de Twister através dos inputs dos botões pedidos, obrigando assim a contorcionismos dignos de fazer inveja ao Dhalsim.

A quantidade de ideias é simplesmente impressionante, umas mais brilhantes que outras. Num conjunto de minijogos simples que tendem a demorar menos que um minuto, independentemente da sua simplicidade, pode levar à frustração de quem esteja pouco habituado ao conceito dos jogos deste tipo. Mas ao fim de umas boas rondas e se o ambiente for leve, toda a animação flui. Isto porque a própria apresentação do jogo e a integração inteligente dos Mii´s face aos seus representantes reais torna praticamente impossível tirar o sorriso da cara e casar com as inevitáveis comparações cómicas entre amigos e familia.

Contudo, com tanta envolvência cooperativa e competitiva é uma pena que a Nintendo continue a deixar passar o comboio da interação online. Mesmo que contenha algum bom conteúdo para quando existe um só jogador, nos restantes modos que podem ser jogados na mesma com a assistência de jogadores controlados por computador, seria muito mais interessante poder substituí-los por um grupo de desconhecidos através da internet. Apesar de existir uma parte integrante com o Miiverse onde podemos enviar opiniões, conselhos e mesmo até avaliar os próprios jogos através de um sistema de estrelas, é uma pena não existir um modo online. Outro ponto negativo é facto de que poderá ser penoso para a carteira de quem não tinha já uma Wii com comandos. Isto porque para comprar uma Wii U, Wii Party U e 4 comandos pode ficar bastante caro. E boa sorte a aguentar mais do que 3 segundos sem sofrer um aneurisma ou pôr a televisão no silêncio quando o apresentador dos shows falar! Vão perceber o que digo quando acontecer.

Veredicto

Gostam de pedir umas pizzas, besuntar os comandos com gordura e passar um bom bocado com uns amigos? Então Wii Party U é para vocês (mesmo que não gostem de pizzas)!

  • ProdutoraNd Cube Nintendo / SPD Group No.4
  • EditoraNintendo
  • Lançamento25 de Outubro 2013
  • PlataformasWii U
  • GéneroParty
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Não ter modo multi-jogador online
  • A voz do apresentador vai testar a vossa paciência

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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