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Análise: Super Mario 3D World

Mário costuma receber muitas críticas por ser uma personagem omnipresente nas consolas da Nintendo mas, uma coisa temos de admitir, os jogos de Super Mário possuem um selo de qualidade que permanece inquebrável durante anos. Um feito extraordinário que muito franchises não conseguem igualar e este, Super Mario 3D World, não é excepção! 

Bowser volta a fazer das suas. Numa calma noite em passeio, Mario e os seus amigos deparam-se com uma fada Sprixie que lhes pede ajuda para apanhar as suas amigas raptadas por Bowser. Durante o pedido de ajuda, o arqui-inimigo de Mario surge do cano e rapta-a também. A Princesa Peach, numa tentativa de a ajudar, acaba por cair no cano e os outros rapidamente entram para a salvar. Os heróis acabam por ir parar à Sprixie Kingdom, onde a jornada toma lugar!

É a forma como os níveis são construídos que me fazem gostar do jogo. Cada nível apresenta, de forma subtil, algo novo ao jogador: seja um power-up, um inimigo ou até uma armadilha. Quase que não se notam e, nos níveis finais, tudo o que foi apresentado é nos colocado gradualmente à nossa frente por forma a comprovarmos que, de facto, compreendemos as técnicas de jogabilidade. As mecânicas de jogabilidade mantém-se, de certa forma, inalteradas desde os jogos em 2D mas agora com um twist isométrico.

Super Mario 3D World não é perfeito em detalhe – nem precisa de o ser. Contudo, foram utilizadas excelentes técnicas de luz e cores vibrantes que dão a ideia de que estamos a jogar no meio de desenhos animados e a resolução 720p até dá vontade de os agarrar.

Tal como muitos jogos do Mário, os níveis aqui estão divididos em mundos e, cada um deles em vários segmentos, com o tradicional mini-mapa onde podemos correr e saltar para dentro de cada nível. Por sua vez, cada um destes oferece segredos e estrelas espalhadas pelo percurso enquanto tentamos desbloquear o caminho do próximo segmento.

Alguns níveis conseguem oferecer um gameplay totalmente diferente do habitual. No primeiro mundo, por exemplo, existe um nível que nos apresenta a Plessie, um simpático dinossauro que nos leva nas suas costas enquanto descemos por uma cascata. Quando jogado em modo cooperativo, todos os jogadores tem de se inclinar para ajudar a virar mas há sempre um engraçadinho que vira para o lado contrário.

Tal como em qualquer jogo do Mário, há moedas e estrelas para apanhar, goombas para aterrar e canos para nos ajudar a chegar aos níveis secretos ou até mesmo ao próprio Bowser. No entanto, agora foram também introduzidos os canos transparentes que podemos usar para nos deslocarmos rapidamente dentro do nível, e alguns deles oferecendo caminhos alternativos para apanhar mais uma mão cheia de moedas.

O novo fato é provavelmente o que se mais destaca neste jogo. Mário, e companhia, podem agora apanhar um guizo que dá um fato de pêlo e a forma de um gato, dando a possibilidade de arranhar os inimigos enquanto correm de gatas. Melhor ainda, podem usar as garras para subir as paredes, não oferecendo, no entanto, mais nove vidas.

Claro que isto também é sinónimo que algumas partes do jogo só podem ser acedidas com o fato de gato. Não é essencial para acabar o jogo, porém, quem quiser apanhar todas as estrelas e fazer 100%, terá alguns níveis que precisará de revisitar.

As estrelas permitem desbloquear alguns níveis importantes e, caso tenham perdido alguma, podem sempre repetir o nível para a apanhar. Não obstante, não são de todo precisas todas para acabar o jogo. Para além das estrelas há ainda os carimbos, que não trazem qualquer funcionalidade ao jogo, e funcionam apenas como colecionáveis que podem depois ser usados nos vossos posts no Miiverse.

O afinado modo cooperativo melhora o jogo dramaticamente (mesmo sozinho é super divertido) mas é com amigos que tiramos total partido do jogo. Os nossos amigos, não só podem escolher diferentes personagens – incluindo o Luigi, Peach e Toad – como também têm a sua agilidade específica e ainda podem ser jogados com qualquer comando.

WiiMote com ou sem Nunchuck, Wii U Pro Controller e, claro, o Gamepad são compatíveis com o Super Mario 3D World, o que torna mais fácil qualquer amigo levar o seu comando e entrar no jogo assim que quiser. Apesar do objectivo ser o mesmo para todos os jogadores, existe uma certa competitividade. Quem tiver mais pontos no final do nível terá como prémio uma reluzente coroa que levará na sua cabeça para o nível seguinte. A certa altura, torna-se uma corrida para tentar ter mais moedas e estrelas para transportar a coroa.

Veredicto

Super Mario 3D World é o exemplo ideal do que a Nintendo faz de melhor, é vibrante, divertido e atinge outro nível de excelência no franchise! São mais de 80 níveis com um design brilhante mas é com o modo cooperativo que está a verdadeira diversão!  Não é apenas mais um jogo do Super Mario, mas sim o jogo que os fãs esperavam do famoso canalizador.

  • ProdutoraNintendo
  • EditoraNintendo
  • Lançamento29 de Novembro 2013
  • PlataformasWii U
  • GéneroPlataformas
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Sem pontuação

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  • Câmara em multiplayer precisa de ajustes

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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