MarioSonicOlimpic

Análise: Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games

Duas das personagens mais icónicas dos videojogos voltam a encontrar-se em Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games. Este quarto jogo da série, e o primeiro na nova plataforma da Nintendo Wii U, traz poucas novidades para a mesa de quem é fã desta mesma série. Exactamente como nos jogos anteriores, o jogadores podem escolher entre uma amálgama de personagens dos dois universos de Mario e Sonic e competir em várias modalidades olímpicas de inverno como Esqui, Bobsleigh, Biatlo, Curling (aquela modalidade invulgar onde se afaga o piso), Salto, Hóquei no Gelo, Patinagem Artística, Snowboard, etc. Isto sempre utilizando vários esquemas de controlo alternando entre o Wiimote e Nunchuck com o Wii U Gamepad do qual já vou falar da forma como é integrado.

Para quem acompanhou a série na Wii e esperava uma enorme evolução em termos de grafismo, este título irá corresponder às expectativas não só pelosexcelentes gráficos, modelos detalhados e bons efeitos meteorológicos como também da fantástica adaptação da linguagem gráfica do evento que irá decorrer em Sochi. No entanto, em termos de conteúdo Mario & Sonic at the Sochi 2014 conta com a mesma jogabilidade na Wii U e vão ficar desapontados por ser simplesmente mais do mesmo. Poderia dizer o mesmo de jogos de desporto que se repetem ano após ano como o FIFA e NBA mas a verdade é que esta versão Olímpica de Mario e Sonic é, basicamente, uma colecção de mini jogos onde, apesar de terem algum espaço para treino e competição, muito pouco existe de motivação para jogar de novo, uma vez que, ao fim de meia dúzia de voltas em torno das modalidades oficiais e de um story mode demasiado simples e curto, só nos resta melhorar tempos ou o modo online… Modo online?

Pois é, a pouco e pouco a Nintendo tem começado a aventurar-se nos modos multi-jogador online, um pouco tarde já sabemos, mas é sempre uma boa adição. Apesar de estarem incluídas apenas algumas modalidades, o interface de ligação do lobby é um pouco caótico devido à quantidade de informação de tempos e nacionalidades que enchem absurdamente o ecrã. Já o processo de matchmaking é automático. O que é bom, visto que o público-alvo deste jogo também inclui gente mais jovem ou jogadores menos experientes. Só é pena não terem sido incluídas mais modalidades neste modo online, deixando um pouco a impressão de ter sido incluído no pacote à ultima da hora.

Fora das modalidades oficiais, existem também os Dream Events que, de certa forma, “desconstroem” as actividades olímpicas, fundindo-as com mecânicas de jogo mais originais. Isto acaba por criar novas modalidades, como uma espécie de golf curling gigante, uma batalha de bolas de neve ou mesmo até uma espécie de Star Wars Racer… Sim, leram bem, mas mesmo assim nada com grande fundamento ou com teor que nos faça voltar para os inúmeros serões com a família e amigos.

Quanto aos controlos é praticamente “8 ou 80”. Enquanto que algumas modalidades como o Esqui ou a Patinagem artística contêm controlos praticamente perfeitos, outras como Snowboard e o Bobsleigh trazem menos resposta de controlo. É esta incoerência que alimenta o sentimento de frustração e que nos faz deixar de lado várias modalidades, devido à sua simplicidade extrema ou mau esquema de controlo. Quanto à implementação do Wii U Gamepad, deixa um pouco a desejar, porque está pouco ou quase nada presente. Não se apresenta como uma necessidade mas sim como uma variante daquilo que já nos tinha sido apresentado nos jogos anteriores. O gamepad é usado, por exemplo, para um esquema mais estratégico, no caso do Curling, onde podemos definir a trajectória e calcular danos colaterais. Noutro exemplo, o gamepad é utilizado como um segundo ecrã, onde passam 2 comentadores que relatam os nossos feitos olímpicos. Teoricamente este exemplos poderiam ser bons mas na prática não trazem nada de novo e é pena não ter havido um melhor aproveitamento das capacidades do Wii U Gamepad.

Veredicto

Do que a Wii U não está a precisar neste momento é de colecções de mini-jogos e é o que Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games vem apresentar com este quarto jogo. Apesar de ter os seus momentos divertidos e a estrutura sólida dos jogos anteriores, existe uma sensação de que o seu desenvolvimento foi apressado. Mesmo com bastante conteúdo e itens para desbloquear, todo o evento é sol sobre o gelo de pouca dura e, por isso, chega aqui ao WASD com medalha de bronze.

  • ProdutoraSega Sports Japan
  • EditoraNintendo
  • Lançamento8 de Novembro 2013
  • PlataformasWii U
  • GéneroParty
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Controlos pouco precisos
  • Fraco uso do Gamepad
  • Conteúdo demasiado simples

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários