screenshot11

Análise: Underground

Inicialmente não olhei para Underground com boa cara, mas quando me apercebi do motivo por trás da sua criação, confesso que fiquei algo surpreso. A aventura de Sari e Sw4nk chega em exclusivo para a eShop da Wii U como uma experiência “seriamente divertida” e que irá desenvolver as nossas capacidades cirúrgicas. Será a inovação que este título tem para oferecer suficiente para vingar, ou será que há jogos que devem permanecer no submundo? É o que vamos agora descobrir na nossa análise a Underground. 

Como disse em cima, em Underground vamos acompanhar a história de Sari e Sw4nk. Sw4nk é um robot que tem como único objectivo servir a família de Sari. Quando num certo dia, falha na execução de uma das suas tarefas, o pai de Sari decide enviá-lo para trabalhar nas minas. Opondo-se à decisão do seu pai, Sari decide libertar o seu amigo. Só que depressa se apercebe que Sw4nk não está sozinho, com ele está uma série de outros robôs que também vão precisar da sua ajuda.

Começa assim a nossa aventura. À nossa espera temos quatro mundos com cenários na forma de quebra-cabeças que teremos de solucionar se quisermos conduzir os vários robôs à superfície, sinónimo de liberdade em Underground. Ao nosso dispor estão dois braços mecânicos que podemos controlar com os dois analógicos do Gamepad e com os quais vamos abrir caminho para que os nossos amigos robóticos possam chegar ao fim do respectivo nível. Vamos derreter gelo, partir pedras, criar pontes, tudo o que for necessário para que a nossa missão seja um sucesso. Como se não bastasse, vamos também ter de enfrentar algumas criaturas que surgem em alguns cenários com o único propósito de destruir os nossos amigos.

Visualmente, este não é um título muito apelativo. Aliás, se com isso combinarmos a jogabilidade mais se parece com um título da série Lemmings mas sem aquele charme tão característico. Contornando este pequeno, grande aspecto, vão encontrar uma história capaz de vos envolver e se perceberem o principal motivo por trás da criação deste título talvez repensem a vossa opinião sobre Underground, como eu o fiz.

Se pensarmos bem, o manusear dos dois braços mais se assemelha a um acto cirúrgico e isso não é por acaso. O principal objectivo da jogabilidade concebida pela Grendel Games é precisamente dar a estudantes de medicina uma forma mais “criativa” de praticar os movimentos cirúrgicos, nomeadamente os de uma cirurgia endoscópica. Como a brincar também se aprende, talvez aspirantes a médicos ou qualquer interessado (mesmo de forma inconsciente) possam desenvolver a estabilidade e a minúcia necessárias para este tipo de actividade profissional. Só que é complicado conseguir bons resultados se utilizarmos apenas o Gamepad. Foi por isso que para complementar Underground foi desenvolvida uma alternativa na forma de um aparelho cirúrgico de dois braços totalmente compatível com a Wii e Wii U. Hão-de reparar na imagem em baixo na disposição dos comandos Wii.

Apesar de ser uma alternativa mais dispendiosa, que certamente ficará automaticamente fora de questão para a grande maioria, não deixa ter a sua quota parte de interessante. Diria mesmo que é de louvar esta iniciativa que leva o mundo dos videojogos a mares pouco ou nada navegados e que garantiu à equipa produtora dois Dutch Awards em 2013 nas categorias de “Best Serious Game” e “Best Applied Game Design“. Como se não bastasse, foi também desenvolvida uma pesquisa que tem como objectivo validar os vários aspectos de Underground. Caso estejam interessados, espreitem o vídeo em baixo e leiam os resultados aqui.

Como experiência é sem dúvida louvável mas como jogo propriamente dito Underground, por muito que se esforce por chegar ao público geral com a sua capacidade de desenvolver as capacidades motoras de quem o joga, não é um jogo para todos. Se gostam (muito) do género oferecido pela série Lemmings talvez este seja um título para vocês. Se tencionarem enveredar pela medicina então este é um título que sem dúvida pode mostrar-se bem interessante. Quanto aos simples fãs do género de puzzles e aventuras, talvez a aquisição deste título não deva ser feita de ânimo leve, uma vez que podem encontrar outras alternativas mais aliciantes.

Veredicto

Como experiência, Underground assume uma postura louvável ao tentar levar a industria dos videojogos mais além. Apesar do seu esforço, no entanto, este é um título difícil de recomendar para o público em geral e talvez só possa ser devidamente compreendido (e apreciado) por futuros médicos, entusiastas pela área da medicina ou pelos verdadeiros fãs da série Lemmings devido à jogabilidade que este título tem para oferecer.

  • ProdutoraGrendel Games
  • EditoraGrendel Games
  • Lançamento8 de Janeiro 2015
  • PlataformasWii U
  • GéneroAventura, Puzzle
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Por muito que se esforce, Underground não é para todos

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários