Pic-(1)

Análise: TxK (Vita)

Confesso que não sabia bem o que esperar de TxK, não tinha lido nada sobre ele e desconhecia por completo o que ia jogar. Mas assim que o abri na Vita deu-me uma sensação de Déjà Vú. Eu sabia que já tinha visto o jogo em algum lado. Porém, continuei a jogar sempre com o subconsciente a matutar onde é que o tinha visto, até que se fez luz.

TxK é o remake de Tempest 2000, também conhecido como T2K, que saiu originalmente para a Atari Jaguar e mais tarde para PC. Este jogo de que vou falar aqui hoje é uma recriação da mesma produtora, Llamasoft, que optou por usar o mesmo aspecto geral, embora com alguns pózinhos mágicos, adicionando ainda uma banda sonora mais adequada para o jogo em questão.

https://www.youtube.com/watch?v=aYXFHc8WAog

O conceito deste shooter até parece bastante simples. Movemos a nossa nave para a esquerda e direita enquanto disparamos contra as constantes vagas de inimigos, antes que cheguem até nós, ao longo dos 100 níveis disponíveis. Cada um deles com uma forma angular em vectores com efeito de profundidade tridimensional. Basicamente, a fórmula de um shooter da década de 90. Mas não se deixem enganar pela sua simplicidade. TxK irá testar os vossos reflexos e habilidades logo desde o início e vão descobrir nele algo muito desafiante. Porém, existem alguns power-ups que nos ajudam a impedir que os inimigos se aproximem, como bombas que eliminam todos os inimigos do nível e, para quando já estão em cima de nós, um simples salto para evitar que nos toquem.

Quando pensamos que estamos a dominar, são nos apresentados níveis que se transformam enquanto jogamos com inimigos a virem na nossa direcção a um ritmo surreal, forçando-nos a adaptar à nova jogabilidade e a pensar em novas estratégias para derrotar os invasores, com o objectivo de chegar a uma pontuação mais alta. Como qualquer jogo arcade, esta ambição de pontuar mais é crucial para a experiência e, com isso em consideração, a Llamasoft adicionou leaderboards online permitindo outro patamar de competição onde podemos entrar em disputa directa com os nossos amigos.

Veredicto

Não se deixem enganar pelos gráficos em vectores porque toda a apresentação do jogo é deslumbrante. Todas as cores, contraste e explosões misturadas com a banda sonora electrónica dão um ritmo frenético ao jogo, deixando qualquer um num estado apoteótico de Nirvana enquanto nos focamos em obter a pontuação máxima em todos os níveis. TxK pode parecer um jogo simplista com orçamento reduzido, mas se lhe derem uma oportunidade, principalmente se forem fãs do original, vão encontrar um shooter com uma sensação de nostalgia e bastante desafiante.

  • ProdutoraLlamaSoft
  • EditoraIndie
  • LançamentoAinda sem data de lançamento
  • PlataformasVita
  • GéneroArcade
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários