Main

Análise: Tearaway Unfolded (PS4)

Tearaway Unfolded é um exclusivo PlayStation 4, que funciona como uma adaptação remasterizada do lançamento original para a PlayStation Vita em 2013 que também analisámos por aqui no WASD. Se por acaso procuram detalhes sobre a história ou mecânicas principais de Tearaway, aconselho-vos a espreitar essa nossa análise de há dois anos atrás. Nesta de Tearaway Unfolded vamos sobretudo procurar mostrar-vos como as duas versões diferem uma da outra, para que possam escolher aquela que melhor beneficie os vossos interesses. 

A versão Vita de Tearaway levou do WASD uma fantástica pontuação de 9.5 e foi um dos melhores lançamentos a chegar à portátil da Sony. A Media Molecule entregou naquele ano o jogo que melhor usufrui das capacidades da portátil e, muito sinceramente, um dos melhores jogos de há dois anos atrás.

Contudo, este lançamento levantou-me logo algumas dúvidas: como é que um jogo produzido tão especificamente para a Vita poderia ter sucesso na PlayStation 4? A solução para esta pergunta acabou por passar pelo engenho do estúdio Media Molecule e por uma larga dose de criatividade. Afinal de contas, as duas características pelas quais o estúdio da Sony é mais conhecido. Para esta adaptação na PS4, a Media Molecule teve de recriar o jogo de 2013, ao mesmo tempo que o remasterizava para a consola da nova geração.

Com a nova versão chegou também novo conteúdo que surge em alguns momentos inesperados, mas que parece de alguma forma desligado do conteúdo original. O ênfase nas batalhas repetitivas contra os scraps é clamoroso e acaba por retirar muito do charme do jogo original. Não obstante, uma das principais alterações foi a remoção da maioria dos elementos que assentavam nas capacidades do touchscreen da PlayStation Vita e a substituição destes por mecânicas que envolvem a light bar do DualShock 4 (elemento que, para os mais distraídos, tem potencialidades muitos semelhantes às do Move).

Apesar de preferir a mecânica de Tearaway na Vita, acaba por ser uma solução bastante engenhosa quando, ao carregarmos no R2 ou L2 do nosso comando, emite para dentro do mundo do jogo uma luz que depois podemos apontar para onde quisermos. Com isto conseguimos interagir com uma série de objectos e resolver os obstáculos que Tearaway Unfolded nos vai colocando ao longo da experiência de jogo.

Também o touchpad do DualShock 4 tem funções que nos permitem desenhar, bater nos tambores (que muitas vezes funcionam como trampolim para a nossa personagem), assim como para produzir vento que faz com que todo o cenário de papel oscile ao seu sabor. Contudo o touchpad oferece uma área bem mais reduzida que a do ecrã táctil da Vita e acaba por se mostrar bem menos jeitoso quando queremos realizar pormenores mais complexos que muitas vezes pretendemos apresentar nas nossas criações em Tearaway.

Também o SIXAXIS do DualShock 4 interage com vários elementos do cenário, assim como a própria PlayStation Camera. Todos estas potencialidades aproveitadas mostram a tentativa de recriar a imersão que a Media Molecule havia conseguido no primeiro lançamento de Tearaway na PlayStation Vita.

A própria portátil pode ser usada com a Companion App, permitindo assim que outro jogador ou o próprio introduzam elementos no jogo, a rodar em simultâneo na PS4. Desde fotografias, a criações de papel, até a alterações no nosso personagem. Esta interactividade entre as duas consolas da Sony é de louvar e uma das razões que me fez comprar uma Vita, praticamente na mesma altura em que a PlayStation 4 chegou à minha casa. Infelizmente, é um acontecimento raro nos lançamentos da Sony e a PlayStation Vita parece cada vez mais negligenciada e colocada de parte. A Companion App acaba mesmo por ser fundamental para solucionar o problema da dimensão reduzida do touchpad do DualShock 4.

Veredicto

Este continua a ser um jogo divertido na PlayStation 4, com algumas áreas novas e pormenores diferentes na história principal de Tearaway. O jogo corre a 1080p e a 60 fps, um ponto positivo mas que evidencia alguma falta de ligação entre o conteúdo novo e o antigo original da Vita. As próprias batalhas contra os inimigos que, na PlayStation Vita, nem me pareceram tão más, aqui na PlayStation 4 surgem incrivelmente repetitivas (o facto de estar a repetir novamente o jogo também pode ter pesado aqui). Tearaway Unfolded é uma adaptação remasterizada que ainda traz conteúdo novo e alternativo – uma versão diferente, engenhosa e criativa mas que perde muita da magia que o original comportava.

  • ProdutoraMedia Molecule
  • EditoraSony Computer Entertainment
  • Lançamento8 de Setembro 2015
  • PlataformasPS4
  • GéneroAventura, Plataformas
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Batalhas repetitivas
  • A dimensão do touchpad do DualShock 4 é limitativa

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários