Super-Mario-Maker-WASD

Análise: Super Mario Maker

O Super Mario celebra hoje o seu 30º aniversário e, para comemorar, temos a análise do Super Mario Maker que está disponível a partir de hoje.
O Super Mario tem-nos mostrado, nas últimas três décadas, as suas habilidades ao longo de vários jogos de plataformas, deixando sempre o nosso subconsciente a pensar como seria criar um nível que levasse as habilidades do canalizador ao extremo. Essa hora chegou e temos agora possibilidade de partilhar a nossa criatividade com o mundo. 

Com a vertente social cada vez mais enraizada nos jogos de hoje, a Nintendo optou por comemorar o 30º aniversário do Super Mario com uma ferramenta onde, não só nos deixa jogar um número infinito de níveis, como também criar os nossos níveis e partilhá-los com o mundo, concretizando os sonhos de muitos jogadores, eu incluído.

Acho que não falo só por mim, desde pequeno que tenho a ideia de construir níveis para o Super Mario, cheguei mesmo a rabiscar uns quantos níveis num caderno. Portanto, a chegada de Super Mario Maker transportou-me directamente para essa época. A possibilidade de colocar um bloco aqui e um Goomba ali era a minha ideia para ter um nível perfeito e agora posso fazê-lo, testá-lo e partilhá-lo.

Mas, para chegar a este ponto, é necessário desbloquear todos os objectos que podem usar no editor. Quando começam o jogo, só terão um pequeno número de objectos para usar, os restantes serão desbloqueados nos dias seguintes a pouco e pouco. No mínimo terão de passar 5 minutos por dia no editor, durante nove dias até terem tudo desbloqueado: temas, localizações e os restantes objectos.
Podem até achar que é uma abordagem um pouco ridícula mas, desta forma, a Nintendo garante uma aprendizagem simplificada e contínua, que não deixará os jogadores sobrecarregados com tantos objectos para usar.

Actualização: Parece que este ponto foi muito criticado e a Nintendo lançou uma actualização parar retirar esta limitação e ficam, desde logo, com todos os objectos desbloqueados, mostrando-nos também que está atenta à comunidade. 

A criação dos níveis é bastante intuitiva e simples de usar. O jogo faz um trabalho excelente na explicação de cada ferramenta enquanto estamos a construir, sem ser intrusivo. É possível experimentar o nível à medida que é construído e o percurso registado permite-vos saber até onde conseguirão ir com o Super Mario. Podem também, por exemplo, saber onde irão cair depois de um salto, de modo a que possam posicionar correctamente um objecto à vossa escolha e onde Mario irá aterrar.

Entre todos os objectos estão algumas combinações que vão ser descobertas ao longo do tempo. As asas, por exemplo, podem ser adicionadas aos Koopa Troopas, mas também podem fazê-lo noutros objectos, alguns deles inanimados. A descoberta fica por vossa conta.
Em qualquer um dos níveis construídos, podem aplicar os visuais das quatro gerações de Mario: Super Mario Bros. (NES), Super Mario Bros. 3 (NES), Super Mario World (SNES) e New Super Mario Bros. (Wii, Wii U). Claro que isto inclui também as habilidades que vinham com o canalizador em cada jogo. 

É possível votar nos níveis que gostamos de jogar e ver a taxa de sucesso dos jogadores a nível mundial, quantas vezes foi jogado e quantas vezes os jogadores chegaram ao fim. É com esta equação que é definida a dificuldade do nível. Os níveis podem ser filtrados por “mais votados” por criadores ou podemos simplesmente percorrer os níveis que foram criados recentemente.
Se desejarem, podem também deixar comentários ao longo dos níveis ou visualizar alguns que foram deixados pelo caminho. Se acharem intrusivo podem desligar esta opção ou então, indicar que só querem que apareça no GamePad, enquanto olham para a televisão ou vice-versa.

Se alguma vez não vos apetecer criar níveis, podem dar uso ao modo “Desafio 10” onde vos são oferecidas 10 vidas para participarem em 10 níveis aleatórios. Podem calhar-vos níveis fáceis, como também o contrário é uma possibilidade. Por fim, há também o modo “Desafio 100”, o princípio é o mesmo, mas os níveis são retirados dos que foram publicados pelos jogadores de todo o mundo e aqui o desafio é bastante superior.
O Super Mario Maker funciona tanto off-screen, como na vossa TV. Claro que, para editar, terão de usar o GamePad em conjunto com a estilete, mas para jogar os níveis, nada melhor que a vossa televisão. Só tenho pena que o jogo não tenha um modo para dois, ou mais, jogadores.

Mas ainda há mais! Super Mario Maker é compatível com grande parte dos amiibos. Quando os juntarem ao vosso GamePad, transformam-se numa personagem jogável que podem adicionar ao editor e permitir que quem o jogue controle essa personagem, mesmo sem ter o amiibo em casa.

Veredicto

Super Mario Maker é uma autêntica fábrica de níveis. O editor é super fácil de utilizar, intuitivo e com um potencial sem igual. Há imensas surpresas e segredos que só irão descobrir após alguns dias de uso e certamente irão nascer alguns prodígios através desta nova ferramenta da Nintendo. No seu dia de lançamento já é possível encontrar centenas de níveis criados pela comunidade. É um daqueles jogos sem fim que servirá também para testarem as vossas habilidades com o Super Mario… Ah! E não se esqueçam de lhe dar os parabéns.

  • ProdutoraNintendo
  • EditoraNintendo
  • Lançamento11 de Setembro 2015
  • PlataformasWii U
  • GéneroPlataformas
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Apenas para um jogador

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários