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Análise: Stealth Inc 2 – A Game of Clones

Felizes com os resultados obtidos com Stealth Inc: A Clone In The Dark, eis que da Curve Studios chega Stealth Inc 2: A Game of Clones. Os clones estão mais uma vez à solta só que, desta vez, numa aventura exclusiva para a Wii U. Uma jogada de risco, especialmente quando o antecessor foi tão bem recebido pelas comunidades do PC, Playstation 3 e Vita. A promessa, no entanto, é a de elevar Stealth Inc a um novo patamar e, para isso, a Curve Studios preparou para os jogadores uma nova abordagem. Mas, passemos a coisas sérias e vamos dar início à nossa análise.

Como disse em cima, neste título podemos contar com uma nova abordagem e é seguro dizer que a Curve Studios cumpriu e de que maneira. A primeira novidade surge na forma como a história é apresentada. Ao contrário do que acontecia no título anterior, onde cada morte sofrida equivalia a uma troca de clone, desta vez controlamos um clone específico.

Malcolm Alderman, do departamento de controlo de qualidade, só precisa de mais um teste bem sucedido para ficar no topo do quadro da empresa PTI Industries. No entanto, para mal dos seus pecados, há um clone que insiste em sobreviver aos seus testes. Pior, acaba por escapar e começa a libertar os restantes clones. Nós, claro, controlamos esse clone e o nosso objectivo fica imediatamente claro: ajudá-lo a escapar deste horripilante centro de testes de alta tecnologia, recheado de inimigos e armadilhas, de preferência, acompanhado…

Apesar de assumir o plano secundário e de ser sobretudo uma desculpa para toda a acção que vamos enfrentar, o que já é de esperar num título deste género, o completar de cada nível confere ao jogador uma sensação indescritível. Contrariar todas as mensagens que surgem nas paredes e que insistem em desmotivar-nos (sim, estão de volta) e frustrar os planos do “vilão” que as escreve, é extremamente gratificante. Melhor do que isso, só mesmo ver a nossa pontuação no quadro de pontuações mundial. Exactamente, voltam as Leaderboards!

Toda a acção deste título tem lugar na PTI Industries. Só que, em vez de escolhermos um a um os níveis (ou testes) que vamos completar, como acontecia no título anterior, em Stealth Inc 2 vamos ter de ser nós a encontrá-los. Para isso teremos de percorrer e explorar, bem ao estilo Metroidvania, todos os cantos deste centro de testes. Parece mas acreditem que não será uma tarefa fácil. Como já devem calcular, à nossa frente vão estar uma série de inimigos e armadilhas que pacientemente aguardam o mínimo erro da nossa parte.

Aqui terá de reinar a acção furtiva. Se um inimigo nos descobre, espera-nos uma morte bem dolorosa. As sombras serão as nossas melhores amigas, por isso saltem, pendurem-se, agachem-se e, sobretudo, tenham paciência.

Só que além das limitadas acrobacias do nosso valente e barrigudo clone, vamos ter ao nosso dispor uma nova série de engenhocas. São todas elas bem interessantes e só podemos utilizá-las no centro testes quando tivermos completado todos os respectivos níveis de teste. Uma delas permite-nos alcançar plataformas mais altas e pode também projectar-nos no ar, vezes sem conta. Esta é sem dúvida a minha preferida, uma vez que é incrível a liberdade de movimento que pode oferecer. Já outra permite fazer um hack e assumir o controlo dos vários tipos de inimigos que vão encontrar ao longo do jogo. Há mais, mas recuso-me a estragar-vos a experiência, a jogabilidade é sem dúvida a estrela deste jogo e não merece quaisquer spoilers.

No que diz respeito aos cenários, estes estão muito bem concebidos e quanto à PTI Industries não posso deixar de recomendar que explorem este centro de testes até à exaustão. Há imensos segredos à espera de serem encontrados, na forma de artigos com os quais podemos vestir a nossa personagem. Quanto aos testes propriamente ditos, contem com puzzles implacáveis, onde o mínimo erro será a vossa morte. Vão morrer, vezes sem conta mas é sobretudo com os erros que se aprende. Claro que vão ocorrer as inevitáveis frustrações, mas vai dar-se, também, o caso em que vocês vão dizer “Oh! Como é que não vi isto?”

Tudo isto sempre acompanhados por uma banda sonora que, ao contrário do que acontecia no título anterior, segue muito bem a acção do jogo. Mas, continuando a falar de jogabilidade, Stealth Inc 2: A Game of Clones chega à consola Wii U, pronto para explorar, e bem, as capacidades da consola. Primeiro isso-nota-se nos 60 FPS, a fluidez com que tudo acontece no ecrã é sublime. Isto quer estejamos a jogar na televisão ou apenas no Gamepad.

Só que, não fosse da Nintendo, a Wii U é uma consola para grupos e como tal este título não podia vir sem um incrível modo cooperativo. Aqui um jogador assume o controlo do Gamepad e outro do que se está a passar na TV, com outro comando.

Quem controla o Gamepad, tem a capacidade de revelar inimigos invisíveis (que apenas surgem neste modo), apresentar mensagens no ecrã para guiar o outro jogador e, por exemplo, usar tecnologia para deixar a personagem principal invisível. O outro jogador apenas tem de se preocupar com o jogo normal que decorre na TV. Desta forma, um jogador mais avançado pode facilmente ajudar outro mais inexperiente, o que transforma Stealth Inc 2 numa experiência que não posso deixar de recomendar.

Veredicto

Stealth Inc 2: A Game of Clones chega e de que maneira à Wii U. Com uma acção e puzzles frenéticos onde a morte espreita a cada passo, a cada “Vamos lá!”, antes de qualquer salto. As sombras serão as nossas melhores amigas se esperamos sobreviver a este centro de testes. Mas nada melhor do que partilhar toda esta incrível experiência com um amigo. Se são fãs do género ou se gostam apenas de bons títulos, este é sem dúvida um jogo que não podem deixar escapar.

  • ProdutoraCurve Studios
  • EditoraCurve Studios
  • Lançamento30 de Outubro 2014
  • PlataformasWii U
  • GéneroAcção, Aventura, Plataformas, Puzzle
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Inevitáveis frustrações

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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