SimCity

SimCity

Antes de ser considerado uma lenda, Will Wright trabalhava no jogo Raid on Bungeling Bay da Brøderbund (Um shoot’em up de guerra para a Commodore 64), quando teve uma epifania. Ele percebeu que lhe dava mais gozo criar cidades do que as destruir, essa necessidade levou-o a desenhar um programa de simulação onde os jogadores podiam construir e gerir uma cidade. Para por em prática o seu programa, Will juntou-se a Jeff Braun para fundar a Maxis e criar o jogo que lhes veio arrecadar milhões!

A funcionalidade mais radical de SimCity é a sua premissa. Aqui não se ganha, não há qualquer tipo de vitória a não ser o prazer continuo de o jogar. As regras são simples e os resultados são imediatos. Construam uma estrada e verão pessoas a conduzir sobre ela; adicionem energia à vossa zona industrial e verão o negócio a crescer. Quando as coisas correm mal é fácil descobrir porquê e, como seria de esperar, por vezes a cidade é o nosso pior inimigo. Podem ainda libertar um Godzilla sobre a vossa cidade e verão o quanto podem aprender, não só pela construção, mas também pela destruição.

A evolução de SimCity sentiu-se imediatamente no segundo jogo quando os graficos deixaram de lado a perspectiva aérea e adoptaram uma perspectiva pseudo 3D que permitia ver a a nossa cidade em detalhe e a altura dos nossos edifícios, para além da evolução gráfica saltar à vista em cada edição de SimCity, a Maxis conseguiu adicionar sempre pormenores importantes no jogo e quando esperamos que não conseguem fazer melhor, aparece SimCity 5!

Este SimCity saiu à cerca de um mês e o seu lançamento foi muito falado, mas não pelas melhores razões, tal como aconteceu com Diablo 3, os servidores estavam tão lotados que muitas pessoas não conseguiam sequer jogar, tudo devido às novas excessivas protecções DRM e necessidade de uma ligação à internet permanente. Todos estes problemas, que ainda duraram algum tempo, levou a Electronic Arts a oferecer um jogo como recompensa pelos problemas iniciais. Contudo, este ponto não irá influenciar de forma alguma a minha análise até porque desde que estou a jogar não tive qualquer problema…

O que salta imediatamente à vista neste novo SimCity é a modernização dada à câmara de jogo, o que permite ver qualquer ponto da cidade livremente e em grande detalhe, mas as novidades não ficam por aqui. Para começar, existem 8 regiões com a possibilidade de terem até 16 cidades cada. Caso não pretendam partilhar a vossa região com os restantes internautas, é possível ter uma região em privado, mas será necessário tomar conta de todas as cidades. As maiores regiões são relativamente pequenas, cerca de 2km por 2km, o tamanho médio de SimCity 4 e já não existe a possibilidade de mexer no terreno o que pode limitar a vossa cidade dependendo da região que escolhem, qualquer das formas e vendo pelo lado positivo, terão de trabalhar na vossa cidade de forma mais atenta tendo em conta o terreno que vos rodeia.

Construir uma cidade em SimCity é tão fácil como fazer uma estrada. Bastando arrastar o cursor pela área pretendida e verão de imediato as construções a começarem e no fim as mudanças de cada novo habitante.
Os habitantes vão dando alertas do que pretendem na cidade o que obriga a “passear” pela cidade para ver se existe algum habitante descontente. Pode haver alertas devido aos esgotos, à poluição ou porque não tem uma área comercial para gastar os seus simoleons (moeda de Sims), mas nem sempre é claro o que pretendem.

Como novidade têm agora as especialidades, que são basicamente mais formas de ganhar dinheiro, por exemplo com energias renováveis, podem vender electricidade à cidade vizinha. No entanto, nem todas as cidades podem ser especialistas em tudo o que SimCity tem para oferecer e é precisamente neste ponto que era o modo multiplayer para que possam partilhar especialidades entre internautas e ainda se podem juntar para construir algo em grande, por exemplo um centro espacial para enviar satélites para o espaço.

Para o mais impacientes existe o modo Sandbox que vos dá direito a tudo desbloqueado logo de início para que possam fazer a vossa cidade de sonho relativamente rápido.

Veredicto

SimCity regressa depois de 10 anos e melhor que nunca, a vertente multiplayer é muito bem vinda à série, no entanto a necessidade de ter uma ligação permanente à internet é tosca. É de louvar a importância que a Maxis deu aos pormenores e aos detalhes. Posso garantir-vos que mais nenhum jogo oferece a mesma satisfação de SimCity em ver a vossa cidade a evoluir!

  • ProdutoraMaxis
  • EditoraElectronic Arts
  • Lançamento7 de Março 2013
  • PlataformasMac, PC
  • GéneroEstratégia
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Necessário ligação permanente à internet
  • Não é claro o que os habitantes pretendem

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários