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Análise: Prepar3D V3 – Parte 2

Passaram três meses desde que iniciei a minha epopeia pelo Lockheed Martin Prepar3D V3. Desde então, diversas mudanças surgiram tanto no simulador como no software adicional de expansão. Finalmente estou em condições de iniciar a segunda parte desta análise, com o foco nas expansões que tornam este no derradeiro simulador de voo da actualidade.

Acompanhem aqui a Primeira Parte desta análise ao Prepar3D V3

A primeira grande novidade nestes meses foi o lançamento da versão 3.2 do software. Esta veio corrigir diversos erros, adicionou inúmeras novidades, quase todas na programação e não imediatamente visíveis. E se pensam que basta actualizar o software, estão enganados. Cada nova versão do P3D obriga a uma desinstalação e reinstalação de tudo, tanto do simulador como os seus addons. Mas há algo ainda mais crítico a ter em conta. Todos os produtos de expansão (aviões, cenários, etc) precisarão ser compatíveis com a nova versão. Por isso, só nesta segunda parte posso falar neles, numa altura que a vasta maioria dos que vos vou falar estão inteiramente actualizados pelas suas produtoras.

A ideia deste artigo é mostrar-vos como o simulador suporta muitos dos melhores add-ons do mercado e, ao mesmo tempo, desmistificar uma das principais razões para muita gente não mudar de simulador: a perda dos addons que compraram para um outro. Regra geral quando mudamos de simulador perdemos os cenários e aviões que comprámos para o FSX. Neste caso, porém, há uma simpática excepção. Muitos dos addons criados para o velhinho simulador da Microsoft podem ser instalados no P3D. Infelizmente, nem todos se instalam automaticamente (só mesmo os que possuem versões híbridas), a maioria requer instalação manual e alguns só mesmo com esta próxima ferramenta especial.

Migration Tool

Existem, pelo menos, duas ferramentas destas à venda online. Tratam-se de programas dedicados a criar uma instalação fictícia do FSX no PC de modo a “enganar” os instaladores e permitir que os add-ons se instalem no P3D de forma automática. Isto é possível, uma vez que o simulador da Lockheed Martin é virtualmente idêntico ao da Microsoft. Desde a estrutura de ficheiros, interface, motor gráfico base e até em partes da programação, não há muitas diferenças entre os dois simuladores a nível estrutural. No entanto, há outras diferenças substanciais escondidas que fazem com que as coisas nem sempre corram da melhor forma.

migration

Apesar desta ferramenta executar um processo automático em que tudo é feito por nós, não é isenta de problemas. Por vezes, os aviões mais complexos não irão funcionar correctamente. Outro exemplos são texturas ou iluminação de pista que podem não se instalar correctamente no P3D. Isto deve-se ao facto deste simulador ser bastante mais avançado em vários aspectos gráficos, causando erros ou falhas na instalação de software mais antigo. A ideia é que, pelo menos, podemos instalar uma boa parte dos nossos add-ons. E caso não consigamos na versão FSX original, podemos sempre contar com novas versões dedicadas ao P3D V3 que estão sempre a ser lançadas.

Aviões

Aconselho vivamente a que procurem sempre aviões que sejam criados especificamente para o P3D V3. Alguns criados para FSX, P3D V1 ou P3D V2 também poderão ser instalados no P3D V3, seja pela ferramenta acima citada, seja por instalação manual. No entanto, só mesmo os que foram optimizados para a versão 3.0, 3.1 e idealmente a 3.2 é que devem ser alvo do vosso interesse.

Até porque, aviões como os da PMDG para FSX não se podem instalar no P3D por mais que tentem. Afinal, a produtora criou e vende versões dedicadas e bem mais optimizadas. E notem que também há empresas que criam instaladores híbridos para os seus aparelhos. A Aerosoft, por exemplo, permite descarregar e instalar diversos aviões tanto na versão FSX como na de P3D com uma só licença adquirida.

PMDG 777-200LR/F & -300ER

Não podíamos deixar de o trazer de volta. Até futura indicação, o nosso amado PMDG 777 será o rei dos céus nos simuladores modernos. A PMDG trouxe a sua obra prima para o Prepar3D numa versão dedicada à versão 3 do simulador com todas as funcionalidades que já conhecemos. O grande bi-motor recordista da Boeing está melhor que nunca no P3D, com todos os sistemas simulados e optimizados. Para dizer a verdade, acho que corre melhor neste novo simulador. Sendo um avião complexo, noto que o impacto nos frames por segundo não é tão assinalável como no FSX, mesmo em aeroportos complexos e detalhados.

O seu programa exterior de gestão de frota e pinturas PMDG Operations Center está presente com a habitual facilidade de operação e configuração. Na verdade, não notei diferença absolutamente nenhuma entre as versões FSX ou P3D à excepção da melhor performance gráfica e algumas pequenas diferenças visuais que nem são importantes. O único ponto negativo para algumas pessoas, sobretudo os coleccionadores é que, apesar de disponível em caixa e download para o FSX, está apenas disponível por download para P3D e sem qualquer desconto para quem já tivesse outra versão. O preço, esse, continua de acordo com a dimensão do avião e da qualidade do produto: Gigante.

Carenado C90 GTX

Uma novidade bem vinda dos nossos amigos da Carenado. Quando os contactámos perguntámos qual avião poderia representar melhor os seus esforços no P3D. Pensámos nos mais recentes jactos da empresa, mas a Carenado propôs-nos este pequeno bi-motor turbo-hélice. Geralmente não damos muita importância a estes aparelhos, porque os acharmos básicos e não tão complexos como um Boeing ou Airbus. Notem, porém, que este pequeno King Air possui um completo Glass Cockpit (EFIS) com FMS e tudo! A surpresa foi enorme.

Como todos os demais aparelhos da lendária produtora, este C90 tem óptimo aspecto, voa de forma impecável e tem quase todos os sistemas simulados. Na verdade o que não está lá nem tem grande interesse para o voo. O FMS, inteiramente funcional e integrado no próprio Glass Cockpit, funciona de forma algo diferente aos sistemas da Airbus ou Boeing mas é fácil de aprender a sua lógica. Depois de vastas horas de voo fica claro que este é um pequeno grande avião da Carenado, não se deixem enganar pela dimensão!

Aerosoft A318/A319 & A320/A321

Todos os amantes das aeronaves de Toulouse conhecem a família A320 da Aerosoft. Serão os aparelhos mais simples de operar para FSX e P3D graças à filosofia da própria Airbus, mas também à simplicidade da operação deste avião criado pela Aerosoft. Com checklists verbais e co-piloto virtual, praticamente só nos concentramos a pilotar o avião e cumprir procedimentos. Na verdade, são dois produtos num só, com os aviões em si dos quatro modelos (divididos em dois pacotes distintos) e esse software de adicional para checklists e co-piloto automáticos, geralmente vendido à parte.

Para mim, só tem um problema que o coloca abaixo dos seus rivais: Só o lado do comandante é que é operacional (o lado do co-piloto é clonado) e não possui simulação de emergências (abnormal procedures). Ou seja, está feito para voar de A para B sem percalços, simulem falha de motor e estão em apuros. No P3D o avião é virtualmente idêntico à versão FSX, incluindo os módulos externos que incluem uma simulação da caixa negra (Cockpit Data Recorder) do avião. Pela sua beleza e facilidade de operação, recomendo vivamente estes dois pacotes para quem quer voar Airbus de forma competente no P3D.

VRS Superbug + TacPack

Eis outro regresso de enorme importância para mim. O Superbug da VRS é capaz de ser o avião que mais voei no passado recente, tanto no FSX como agora no P3D. Se bem se recordam da última vez que falei nele, este aparelho modifica completamente o nosso simulador de voo civil para uma simulação militar completa. O F-18 Super Hornet armado até aos dentes, com quase todos os sistemas simulados e com capacidade de fazer alvo em aviões ou cenário no FSX. Só faltava mesmo chegar ao P3D V3… e isso demorou um pouco.

Este avião foi um dos motivos de ter adiado tanto esta segunda parte da minha análise. A VRS teve algumas dificuldades para recriar no P3D V3 o Superbug e o seu programa adicional de simulação de combate TacPack. Finalmente está disponível em toda a sua glória, numa versão que ainda não está perfeita, mas muito perto disso. Graças às novidades do Prepar3D V3, o Superbug tem óptimo aspecto e um modelo de voo muito realista e complexo. Já tinha saudades de voar online e fazer missões de combate com amigos. Infelizmente, nem todos os servidores são dedicados à versão P3D V3, mas já há alguns bem frequentados.

Cenários

Para quem usa simuladores como ferramentas de treino, os cenários são realmente pouco relevantes. No entanto, todos os outros que voam simuladores e procuram pontos de referência ou uma experiência visual gratificante, ficam desapontados com os cenários que os simuladores trazem por defeito. Diversas produtoras sabem deste pormenor e vivem, essencialmente, de reproduzir aeroportos, cidades ou regiões inteiras como produtos adicionais dos simuladores.

Graças à ferramenta que menciono acima, há já inúmeros cenários compatíveis com o P3D, inicialmente desenhados para FSX. Infelizmente, nem todos irão estar a 100% devido às mudanças gráficas do P3D V3. Mas é possível dar a volta a diversos problemas de texturas e/ou iluminação. Pode ser preciso algum trabalho adicional para encontrar correcções ou fazer pequenos ajustes. O resultado final desse trabalho, porém, vale bem a pena. Nos dias que correm, a experiência visual continua a ser de extrema importância e ninguém gosta de aterrar em cidades desertas.

Orbx FTX Global + Vector + OpenLC + Trees HD

Cada vez que me perguntam por cenários ou regiões específicas para instalar nos simuladores, falo deste quase desconhecido, mas incrivelmente importante, software. Na verdade são quatro programas que se adquirem à parte mas que se integram entre si. O FTX Global da OrbX é capaz de ser o pacote de cenário mais importante que irão alguma vez instalar no FSX ou no P3D. Não só modifica completamente a paisagem com novas texturas e modelos de Autogen, como optimiza-a obtendo óptima performance e aspecto.

Não mais terão de voar pelo Alentejo cheio de dunas amarelas, todas as texturas são colocadas de acordo com a região e com autogen que reproduz edifícios e casas típicas. Tanto o add-on Vector como o OpenLC visam aprimorar ainda mais o FTX Global. O primeiro por delinear melhor a zona costeira, rios, escarpas e elevações o segundo por criar “manchas” gráficas precisas de terreno, entre cidades, florestas, praias, etc. O simpático Trees HD, como o próprio nome indica dedica-se a dar outra vida às estáticas e aborrecidas árvores por defeito. Resumindo muito sucintamente: É essencial para o P3D.

Aeroportos Aerosoft

Inevitavelmente, o Aerosoft Lisbon V2.0 está cá. Infelizmente, este foi um dos cenários que deu problemas, mesmo com a Migration Tool a dar uma ajuda. Instala-se perfeitamente, assim como diversos outros aeroportos como o de Madrid, Frankfurt, Paris CDG, entre outros. Só que a Aerosoft construiu estes cenários para o FSX ou P3D V2. Na versão 3 do P3D algumas animações falharam e, pior que tudo, a iluminação nocturna das pistas não aparece correctamente. Felizmente, online podemos encontrar pequenas patches pontuais das texturas para adicionar. Não ficam perfeitos, mas bem melhores que apagados à noite.

No entanto, a Aerosoft está a lançar diversos aeroportos novos para o P3D V3, além de reeditar versões dos actuais para este simulador. É o caso do fantástico London Heathrow Extended, inteiramente funcional com o P3D V3 e optimizado para este novo simulador. Todos os cenários da Aerosoft são excelentes aquisições, repletos de detalhes fantásticos, animações e optimização acima da média para ter (quase) sempre a melhor performance. Escolham os destinos que mais voam, mas notem que todo e qualquer cenário que adicionem, tal como no FSX, vai tornar o P3D cada vez mais “pesado”, sobretudo no arranque.

Ferramentas Auxiliares

Quase todos os programas adicionais que usavam para o FSX possuem uma versão para P3D. Pessoalmente já não consigo voar sem ter a meteorologia fidedigna e realista do Active Sky Next, que só fica ainda melhor com as texturas de nuvens e efeitos de paisagem do REX 4 + Soft Clouds. Estes dois programas estão constantemente a ser actualizados nas suas versões Prepar3D V3 e recomendo vivamente que os mantenham actualizados por causa das optimizações de performance.

Um programa que se mantém eclético, sendo compatível com uma grande quantidade de aviões e simuladores é o programa de criação de planos de voo da Aerosoft, o Professional Flight Planner X. Inteiramente compatível com o Prepar3D, exporta planos de voo tanto para o simulador como para os aparelhos listados. Sem dúvida, uma das ferramentas mais importantes que tenho para planeamento de voo.

Conclusão

Posso dizer, com alguma pena, que horas de frustração a resolver problemas e inúmeros bugs depois, o FSX já não me deixa saudades. O Prepar3D V3 só tinha uma barreira final para ultrapassar: O que fazer a dezenas de addons que tinha para FSX que fui comprando? Como iria voltar aos meus aparelhos e cenários favoritos? Felizmente, as empresas estão cada vez mais a acordar para a realidade de que o FSX está quase a desaparecer. Digo “felizmente” não porque queira que isso aconteça, mas porque já lá vão mais de 10 anos e já queríamos algo melhor. Com estes add-ons, o Prepar3D V3 é um dos melhores simuladores de voo da actualidade para quem quer uma simulação acessível e não perder o que já tinha como garantido no FSX.

Esta análise teve apoio à produção pela Lockheed Martin, Precision Manuals Development Group (PMDG), Carenado, Aerosoft, Orbx e VR Simulations.

  • ProdutoraLockheed Martin
  • EditoraLockheed Martin
  • Lançamento1 de Setembro 2016
  • PlataformasPC
  • GéneroSimulação
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Migration Tool não é perfeita
  • Fabricantes tardam em adoptar o P3D V3

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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