Neverwinter
Devo confessar que sempre que me aproximo de um free-to-play, e sobretudo um MMO free-to-play, a tendência é para achar que vou jogar um produto de baixa qualidade ou com algum truque sujo na manga para conseguir fazer o jogo lucrar. Normalmente, a qualidade paga-se. E será que esta fórmula se aplica a Neverwinter?
Alguém uma vez disse: “As melhores coisas na vida são grátis!”
Neverwinter foi oficialmente lançado no passado dia 20 de Junho e é um MMORPG baseado no universo de Dungeons & Dragons e produzido pela Cryptic (responsável por jogos online como City of Heroes, Champions Online e Star Trek Online), entretanto comprada pela Perfect World Entertainment.
A história do jogo começa quando a Rainha Valindra Shadowmantle, bem conhecida do lore da Forgotten Realms, e o seu exército de mortos-vivos atacam a cidade de Neverwinter, precisamente quando a cidade se preparava para voltar à sua antiga glória. A tua personagem é apanhada no meio do conflito quando o barco onde segues é atacado por um Dracolich e sofres um naufrágio, dando depois à costa junto a Neverwinter. É aí que começa a tua aventura.
Segue-se a batalha da Sleeping Dragon’s bridge e que, embora fácil, te deixa com motivação para o que se segue. E não só do enredo ligado a Valindra vive o jogo. Vais ainda sentir os efeitos da Spellplague, um evento que aconteceu antes da nossa aventura em Neverwinter e que matou um largo número de pessoas.
https://www.youtube.com/watch?v=gHvoMX12lLk
Customizar a tua personagem
Como qualquer bom MMO, tens direito a customizar a tua personagem embora não da forma mais detalhada como já acontece com alguns MMO’s. A primeira escolha que tens de fazer diz respeito à raça. Podes escolher entre humano, half-orc, dwarf, elf, half elf, halfling (uma raça em muito semelhante aos hobbits), tiefling (que fazem lembrar os qunari de Dragon Age ou vice-versa), e ainda outra raça por revelar.
Depois tens de escolher a tua classe de entre cinco disponíveis: trickster rogue, devoted cleric, control wizard, great weapon fighter, guardian fighter e pelo menos mais uma classe também ainda por revelar. E Neverwinter não é um jogo que tenta quebrar com a Holy Trinity dos MMO’s (Tanks, DPS, e Healer), existindo classes que preenchem esses papéis na perfeição. No entanto, não chames nomes ao teu healer se ele não te curar a tempo. A Cryptic fez questão de dar também importância ao uso habilidoso das movimentações, defesas e poções. Por isso, se morreste no boss, a culpa é sobretudo tua.
A seguir podes definir a tua origem por região (Baldur’s gate, Neverwinter, entre outras). E por último, escolhes a divindade com a qual te identificas de entre doze.
Sensação de Déjà Vu
A verdade é que, mal comecei a jogar Neverwinter, comecei a notar semelhanças entre este jogo e o mundo de Dragon Age, algo que até tem lógica visto que a Bioware assume a sua inspiração no mundo de Dungeons & Dragons. Se isso aconteceu é mais que justo que a fórmula possa ser virada ao contrário e Neverwinter retirar inspiração da jogabilidade de Dragon Age. Embora um MMO, sinto que estou a jogar um Dragon Age e isso deve-se ao combate táctico de Neverwinter que funciona de uma forma bastante fluída e cativante baseada no uso do rato e de meia dúzia de teclas. Não contes com enormes barras de skills ao estilo World of Warcraft.
Efectivamente, estamos perante um action RPG ao estilo de Dragon Age 2 e Diablo III ou de um MMO de nova geração como o Tera ou o DC Universe Online. O jogo possui ainda um quest tracking system que facilita em muito a entrada de jogadores que não estão habituados ao mundo dos role playing games ou dos MMO’s.
Podes ainda contar com um companion a nível 15, um NPC que te acompanha ao estilo dos henchmans e heros do primeiro Guild Wars, e com uma montada a nível 20. A nível de PvP (Player versus Player) podes contar com battlegrounds ao estilo dominion do Structured PvP do Guild Wars 2.
Tanto a nível de som como de gráficos não estamos perante um jogo espectacular mas ambos passam no exame com nota boa. A nível gráfico, Neverwinter faz lembrar o já velhinho Lord of the Rings Online, lançado há seis anos atrás. Não obstante, os cenários são detalhados e, prova disso, é a entrada em Protector’s Enclave, cheia de NPC’s a viverem a sua vida comum e o cenário detalhado que dá vontade de explorar.
A Foundry é provavelmente a ferramenta mais revolucionária de Neverwinter. Com ela, os jogadores têm a possibilidade de criar NPC’s, inimigos e até mapas novos. Basicamente, com esta ferramenta a Cryptic está a dar ao seu jogo conteúdo ilimitado que, para além do mais, adapta-se consoante o teu nível. Neverwinter possui ainda uma loja dentro do jogo, a Zen Market, onde podes comprar itens estéticos, montadas e companions.
Veredicto
Neverwinter é um free-to-play “melting pot” MMORPG. A Cryptic consegue juntar neste jogo o melhor de muitos e retirar um bom produto final. Tanto o é que a análise inicial ao jogo foi feita ainda durante o open beta e o jogo estava praticamente imaculado. A tendência de um bom lançamento que se previa confirmou-se e da análise feita há um mês pouco tenho a alterar. Neverwinter é um free-to-play que te dá mais conteúdo que muitos pay-to-play. Por esta razão não percas esta oportunidade e lança-te ao Neverwinter. Vais ter uma agradável surpresa!
- ProdutoraCryptic
- EditoraPerfect World Entertainment
- Lançamento20 de Junho 2013
- PlataformasPC
- GéneroMMO, Role Playing Game
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Free-to-Play
- Foundry
- Combate fluído e rápido
- Mundo Dungeons & Dragons
- Gráficos
- Customização das personagens
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.