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Análise: Motorsport Manager

Motorsport Manager, é um jogo de simulação e gestão de equipas de Fórmula 1. Anteriormente lançado para dispositivos móveis, depois de um breve período em acesso antecipado, está agora também disponível para PC e Mac. Oportunidade soberana para entrarmos neste mundo complexo.

Apesar de Motorsport Manager ter sido lançado para os dispositivos móveis há dois anos, assumir que este lançamento para PC e Mac é apenas um port, é uma noção totalmente errada. Há imenso conteúdo novo, desde novas pistas, opções, estratégias e cenários. É tanto conteúdo que este lançamento deve ser considerado como um jogo totalmente novo. E apesar de ser um tópico relativamente desconhecido, o fascínio dos bastidores da chamada “prova raínha” do automobilismo é inegável. Depois do sucesso encontrado na versão anterior, vejamos então se as novidades desta sua nova vida vos convencem a tornarem-se num engenheiro de uma das competições mais exigentes do mundo automóvel.

Tal como em qualquer outro jogo de gestão de um desporto, como Football Manager, este título está consciente do seu público alvo. Não é um jogo para quem pensa que uma corrida se resume apenas a uma série de carros padronizados, sem grande estratégia ou onde é só preciso acelerar, curvar e travar. Não usar táctica aqui, resulta em acabar em último lugar na grelha e possivelmente no desemprego. Obviamente que os amantes da Fórmula 1 conhecem muito bem esta realidade. Aliás, a própria Federação Internacional de Automobilismo faz questão de introduzir novas regras todos os anos para tornar este desporto de elite cada vez mais táctico e menos dependente de perícia.

Para começar, o primeiro impacto é sempre o mesmo. O interface afasta-se dos típicos jogos de corridas com automóveis, com um design muito institucional, transparecendo logo uma experiência, diria, “mais séria”. Afinal de contas, é nestes menus que iremos passar a maior parte do tempo a personalizar os veículos, tratar da equipa e a ler os emails dos fãs. Uma vez com os emails todos lidos e com os ajustes feitos, está na hora de nos fazermos à pista. Ou melhor… está na altura de nos fazermos à boxes…

Uma das primeiras lógicas contidas nas regras da F1 que são explicadas são as pit stops. Em qualquer volta, a equipa tem a possibilidade de chamar os pilotos para trocar de pneus ou fazer qualquer outro ajuste no veículo. Claro que é necessário ter atenção ao tempo gasto em relação ao decorrer da prova. Mais um segundo a colocar combustível pode transportar-nos directamente do 1º lugar para o 5º (ou pior), num ápice. Preparem-se para fazer muitas escolhas como estas e muitas delas sob pressão inesperada.

Durante a corrida podemos gerir também a estratégia dos pilotos, instruindo-os para tomar decisões mais arriscadas, como esforçar o carro e fazer ultrapassagens mais arriscadas, por exemplo. Se jogaram Pro Cycling Manager já conhecerão estas lógicas. Claro, que estas decisões não podem ser tomadas de ânimo leve. Esforçar mais o carro, significa também mais desgaste nas suas peças e o combustível gasta-se mais depressa. Valerá a pena desgastar a maquina em troca de preciosos milissegundos? Vocês decidem. O contrário também pode ser indicado, de forma a tentar impedir ultrapassagens para o outro piloto de equipa conseguir ter alguma vantagem na liderança. Uma infame estratégia, comum nas provas reais.

Como já perceberam, as escolhas por antecipação são um dos factores mais importantes neste título, mas também devem contar com alguns imprevistos. Aconteceu-me planear uma paragem de pit stop para troca de pneus e colocar mais um pouco de combustível no veículo mais adiantado na corrida. No entanto, duas voltas antes da paragem planeada, um pneu teve um furo e o piloto foi forçado a abandonar a corrida. O outro piloto? Esse estava no último lugar da grelha, talvez por estar descontente com o seu salário.

Fazer as escolhas correctas na altura certa, é tão importante como ter a equipa empenhada em melhorar a engenharia do veículo e os pilotos devidamente motivados para ganhar o merecido lugar no pódio. Ao longo do jogo terão de lidar também com a decoração do automóvel, com as exigências do patrão da empresa, com a necessidade de patrocínios e, por vezes, com o ego dos pilotos que querem um salário mais elevado, sem corresponder em pista. Não pensem que é facil gerir esta gente. Mesmo a obter resultados positivos, existem inúmeros factores que podem gerar insatisfação. A vida de Manager não é fácil.

Uma das principais componentes deste jogo é a gestão das finanças da equipa. Por melhor vontade que tenhamos em gerir a equipa no plano técnico, as novas peças e novas contratações de pilotos, como devem calcular, custam dinheiro. Este é ganho através de patrocínios e, obviamente, de troféus ou lugares pontuáveis nas provas em que participamos. Na maior parte das vezes, não teremos fundos suficientes para fazer os ajustes que desejamos, há que ter em atenção os contratos dos patrocínios mas vantajosos e tentar pisar sempre o pódio ou, pelo menos, conquistar lugares pontuáveis. Maior eficácia, como devem calcular, atrai sempre melhores oportunidades de patrocínio.

Mas, nem sempre seremos bem sucedidos. Tal como na vida real, este mundo é muito competitivo e exigente. Motorsport Manager é um jogo difícil, requer treino e paciência. A inteligência artifical dos adversários é implacável, sobretudo quando não estamos atentos e tomamos más decisões. Por vezes, as dificuldades acontecem também fora da pista com os pilotos e os fãs a tomarem posições extremas, chegando mesmo a confrontar as nossas decisões na equipa. Há ainda eventos aleatórios onde os pilotos podem ficar doentes ou a equipa adversária pode perder um piloto de renome o que nos dá vantagem na pista. São estes pequenos detalhes que tornam o jogo mais imersivo e imprevisível.

Infelizmente, Motorsport Manager não está licenciado pela FIA ou por qualquer organização ou marca envolvida na Fórmula 1. O que é pena, quanto a mim. Significa que a produtora foi forçada a tomar algumas liberdades no design dos bólides, nos nomes dos pilotos e, claro, nos logótipos e nomes de cada equipa. Seria fantástico uma licença oficializada que nos permitisse enfrentar épocas realistas da actual competição. Contudo, esta lógica até pode servir para criarem a vossa própria fantasia em vez de ficarem agarrados aos eventos reais.

E estou certo que, se este jogo tiver sucesso, a comunidade vai acabar por colaborar a expandir este jogo para outros patamares. Os mais sérios fãs de Formúla 1, vão gostar de saber que este título tem suporte para o Steam Workshop. O que significa que, com uns breves cliques, podem ter algumas modificações criadas pela comunidade. Chamo a vossa atenção para alguns mods de equipas reais e, em especial, para um pacote de lendas desta competição, onde não falta o lendário Ayrton Senna. Uma vez mais, a comunidade responde a uma falta e não desaponta.

Veredicto

Motorsport Manager é uma excelente aposta num tema interessante, mas dando outra visão e outra interacção que não apenas pegar no volante. Trata o automobilismo de forma séria e complexa, mas, ao mesmo tempo, também acessível até para o menos entendido. Tal como em outros jogos de Manager, a jogabilidade passa-se num interface simples e intuitivo. Exige, obviamente, dedicação e paciência para começar a obter resultados e lugares no pódio. Mas que jogo de gestão não o exige? Este é um esforço louvável da produtora Playsport Games, evoluindo da simplicidade dos dispositivos móveis para, graças ao apoio da SEGA, tão experiente neste género, ter tudo para crescer ano após ano.

  • ProdutoraPlaysport Games
  • EditoraSEGA
  • Lançamento24 de Março 2017
  • PlataformasMac, PC
  • GéneroEstratégia
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Ego intragável de alguns pilotos
  • Algumas exigências do patrão

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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