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Análise: Monster Hunter 4 Ultimate

Um dos jogos mais esperados deste ano chega finalmente às portáteis da Nintendo e com ele a habitual escala exagerada das criaturas que temos de caçar. No final, aguarda-nos o equipamento que tão desejamos.

A saga Monster Hunter baseia-se sempre à volta de caçar mais e maiores monstros, com uma variedade considerável de armas e armaduras à escolha e materiais para capturar das enormes criaturas que combatemos. Tudo isto de forma a que depois consigamos criar novos e melhores equipamentos que, por consequência, nos deixem lutar de igual para igual com outros monstros.

Este é um ciclo que se repete e que pode, sem escrúpulos, roubar-te horas de vida enquanto tentas melhorar o teu equipamento e vencer esta ou aquela criatura. Sempre na terceira pessoa, a jogabilidade é semelhante à da saga Dark Souls onde tentamos ao máximo melhorar as nossas próprias capacidades enquanto jogador, à medida que nos habituamos a cada tipo de arma e aos movimentos dos monstros que enfrentamos.

Por vezes a jogabilidade pode ser problemática, até confusa mas, assim que a dominamos, as recompensas são infinitas. Seja como for, não se preocupem se nunca jogaram nenhum jogo da série, visto que Monster Hunter 4 Ultimate faz questão de nos introduzir a cada aspecto do jogo com excelentes tutoriais que podemos depois revisitar caso tenhamos dúvidas ou nos esqueçamos de algum pormenor.

Por outro lado é importante referir a importância que os itens assumem em Monster Hunter. Combinar itens para conseguir outros, fabricar poções, desenvolver armadilhas, produzir bombas… enfim, a lista continua e podemos obtê-los minando, capturando insectos, apanhando flores e ervas. No entanto, os materiais mais importantes terão de ser conseguidos através dos monstros que os oferecem. Dominar a extensa lista de materiais disponíveis para combinar é meio caminho andado para o sucesso neste RPG de acção.

Relativamente aos anteriores jogos, montar e trepar são as novas capacidades introduzidas em Monster Hunter 4 Ultimate que trazem uma sensação diferente de mobilidade e verticalidade nos cenários. Saltar selvaticamente para as costas de um monstro pode permitir-nos desferir golpadas mortais, enquanto controlamos uma barra de temporização para nos aguentarmos ao máximo lá em cima. Por outro lado, trepar e usar o terreno é essencial para planear ataques poderosos ou fugir em momentos mais críticos. Como já tínhamos referido na nossa antevisão, ao todo em Monster Hunter 4 Ultimate existem 96 monstros, divididos entre 23 monstros pequenos e 73 monstros grandes. Um número incrível de criaturas para descobrir que oferece horas e mais horas de excelente entretenimento.

Referíamos há pouco que a jogabilidade se pode tornar problemática, isto porque Monster Hunter 4 Ultimate quase que exige a utilização de um duplo analógico. Algo plenamente viável nas New 3DS, mas que se torna problemático nas consolas 3DS normais. É certo que a Capcom tentou resolver o problema colocando os direccionais também no ecrã táctil inferior mas não é a mesma coisa. Por vezes demos por nós a pensar se não seria mais fácil permitir aos jogadores o mudar da direcção da vista, na terceira pessoa, simplesmente com o uso do L e do R na parte superior da consola. Não obstante, acabamos por nos habituar a utilizar o ecrã táctil, como aconteceu connosco, ou até a premir o botão L duas vezes consecutivas para centrar a nossa câmara no Boss contra o qual estamos a lutar.

Ao longo de Monster Hunter 4 Ultimate vamos poder experimentar vários tipos de missões. Desde as mais habituais que envolvem caçar e matar os monstros, dinossauros, dragões ou aranhas gigantes, passando por outras mais normais que envolvem capturar materiais que os NPC’s nos solicitam, até outras em que temos mesmo de capturar os monstros através do uso de armadilhas e tranquilizantes. Mesmo as missões mais simples cativam o jogador e, para isso, em muito contribui o sistema específico de jogabilidade de cada arma e, sobretudo, das duas armas novas das quais ficámos fãs na redacção do WASD.

E se na nossa antevisão havíamos ficado fãs da Charge Blade e da sua versatilidade, entretanto a Insect Glaive conquistou-nos e alterou completamente a nossa forma de abordar os combates em Monster Hunter 4 Ultimate. O Basarios (um dragão de pedra) que, até então, nos andava a chatear, qual pedra no sapato, rapidamente foi dominado a partir do momento em que lhe conseguimos saltar para as costas com a Insect Glaive. As novas armas são boas e recomendam-se e trazem novas dinâmicas ao combate de Monster Hunter.

Se não gostam de jogar sozinhos, vão ficar contentes de saber que o modo multijogador está disponível em Monster Hunter 4 Ultimate. Através do multijogador local ou online, Monster Hunter 4 Ultimate é um jogo que sabe muito melhor quando jogado com companhia e é também onde aprendemos mais. Se não sabemos como enfrentar um monstro, basta assistir à forma como um jogador experiente o aborda.

No entanto, se não gostam de jogar acompanhados online, Monster Hunter 4 Ultimate oferece-nos a companhia do nosso fiel seguidor, palico – um gato que podemos equipar com armaduras como fazemos com a nossa personagem e que muitas vezes nos vai salvar de situações apertadas.

Visualmente, Monster Hunter 4 Ultimate é excelente, o 3D da consola é muito bem aplicado mas o que mais surpreende é o tamanho e as animações dos enormes monstros que temos de enfrentar. Sem qualquer tipo de framedrop nas portáteis da Nintendo, os colossais monstros deslocam-se de uma forma exemplar. A acompanhar, uma brilhante banda sonora que surge nos momentos essenciais e que, muito provavelmente, vais assobiar o dia inteiro.

Veredicto

Monster Hunter 4 Ultimate é um título especial e que chega à 3DS para fazer as horas de bateria da portátil voarem sem que demos conta. Chega ao ponto de assumirmos que a nossa consola deve estar a ficar viciada, porque a luz vermelha de aviso de falta de energia na consola acende passado “tão pouco tempo”. Os caçadores obsessivo-compulsivos de loot e fãs de jogos como World of Warcraft, Diablo 3, Dark Souls, Lords of the Fallen ou até Destiny têm de jogar Monster Hunter 4 Ultimate na 3DS. O novo título da série Capcom é obrigatório se adoras coleccionar armaduras, criar itens, ou simplesmente lutar contra criaturas míticas de enormes dimensões.

  • ProdutoraCapcom
  • EditoraNintendo
  • Lançamento13 de Fevereiro 2015
  • Plataformas
  • GéneroAcção, Role Playing Game
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • "Imposição" de um segundo analógico através da jogabilidade.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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