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Análise: God of War 3 Remastered

No que toca a remasterizações, faltava Kratos ao panteão de personagens exclusivas da consola PlayStation 4. Antes de qualquer tentativa de uma continuação da série nesta nova geração, chega-nos God of War 3 Remastered para PS4. Os deuses do Olimpo estão com maior resolução e texturas… Serve para matar saudades. E pouco mais… 

O assassino de deuses Kratos tem nesta terceira parte da trilogia o culminar de uma saga para destruir o Olimpo. A recepção deste jogo foi mista, originalmente. Se por um lado Kratos chegava à PlayStation 3 cheio de vontade para tirar proveito do fantástico poder da consola, por outro, falhou em ultrapassar o pináculo da série que foi (e é) God of War 2. Compensou a sua, relativamente inferior, história com momentos arrebatadores e gigantescos. Alguns deles nunca mais vistos nos videojogos modernos.

Qualquer fã da série gostaria de ver Kratos de novo. Mas há aqui algo muito importante a reter: GOW acusa idade. Talvez por causa da quantidade quase demente de jogos paralelos à Trilogia, entre reedições e jogos complementares. Por outro lado, esta onda de remasterizações são uma maneira trazer de volta as histórias que “faltam” na PlayStation 4, eterna vítima de uma falta clara de jogos exclusivos originais. Isto não significa, porém, que este é um mau jogo. Teve o seu tempo e esta remasterização de oportunidade sabe a pouco. Não deixa, mesmo assim, de ser um épico obrigatório.

Crítica à parte, jogar este épico a 1080p com 60FPS anunciados é um feito tecnológico só possível, finalmente, na PlayStation 4. E momentos épicos é que não faltam, a começar com a introdução da batalha com Poseidon nas costas da gigante Gaia e terminando nos brutais e sangrentos momentos de cada vitória contra um deus mais difícil (ouviste, Hades?). Aquela célebre cena da decapitação de Hélios em HD é qualquer coisa. Pena que as cenas introdutórias não sejam in-game (são vídeos pré-renderizados do jogo original) e se note o abismo técnico de entre as duas consolas da Sony.

Além desse grafismo revisto, esta edição adiciona um novo modo de captura fotográfica, como já vimos em The Last of Us Remastered ou The Order: 1886. Esta novidade permite-nos tirar fotografias dentro do jogo e adicionar filtros e efeitos de modo a capturar momentos épicos, dignos dos melhores ambientes de trabalho. Também todos os DLC que foram lançados para o jogo, incluindo pacotes e extras de pré-encomenda, estão incluídos nesta edição. No entanto, além de algumas missões de desafio extra, esperem fatos para Kratos que não adicionam muito à acção, infelizmente.

De resto, é o mesmíssimo jogo que tivemos na PS3. Nada foi mexido, desde o brutal combate à narrativa rica em desconstruções da mitologia Grega. Toda a lógica de jogo está exactamente igual, nem mesmo as célebres câmaras fixas, que não ajudam em alguns momentos de acção mais intensa, foram revistas. Mesmo assim, esta continuidade pode ser uma vantagem, se pensarem que este é um dos jogos obrigatórios no seu género, nem que seja pelos sangrentos combates, banda-sonora irrepreensível e cenários arrebatadores.

Veredicto

Gostávamos de ver Kratos na PS4… talvez não assim. Como em todas as remasterizações, quem não jogou tem aqui um título obrigatório para comprar a preço simpático. Quem o comprou na PS3, porém, a não ser que queira tirar fotografias épicas em jogo, não parece que tenha grande vantagem ao adquirir esta edição. Como disse no início, parece que a falta de títulos originais exclusivos estão a obrigar Sony a lançar remasterizações que, como esta, adicionam quase nada ao que já conhecemos. O que queríamos mesmo era um God of War 4. Para quando Sony?

  • ProdutoraSanta Monica Studio
  • EditoraSony Computer Entertainment
  • Lançamento15 de Julho 2015
  • PlataformasPS4
  • GéneroAcção, Aventura
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Reedição não traz muito de novo
  • Cutscenes com menor qualidade.
  • Acusa repetição

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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