wipeheader

WipEout 2048 (Vita)

Para quem gosta de adrenalina e velocidade, WipEout possui uma série inteira de jogos de velozes naves para esse fim. Com o lançamento da PS Vita, inevitavelmente tínhamos de ter um WipEout novo. Embora a PSP já contasse com este título, justificava-se um melhoramento dos gráficos e físicas de jogo que a anterior consola não conseguia oferecer. WipEout 2048 é um jogo visualmente deslumbrante, frenético e cheio de motivos para entrar no top dos jogos de corridas lá de casa.

Este é mais um jogo que tira proveito das potencialidades da PS Vita. Não só pela possibilidade de jogar online contra jogadores que tenham o jogo tanto na PS3 como na PS Vita, como pelo uso dos acelerómetros da consola para manobrar as naves, o uso do pad táctil traseiro para acelerar ou travar e do ecrã táctil frontal para usar ou absorver powerups. Para os puristas, continuam a existir os controlos clássicos com botões e comandos analógicos.

Em termos de interacção, porém, o jogo obriga a uma elevada concentração, visto se passar sempre a alta velocidade em pistas que desafiam as próprias leis da Física. Sendo assim, talvez o controlo através dos acelerómetros (movendo a própria Vita tal como uma boa porção dos jogos de corridas noutras plataformas) não seja a melhor opção. Um claro upgrade muito mais preciso de Wipeout HD na PS3 que usava o comando SixAxis para controlar a nave, mesmo assim não convence.

A nível gráfico é o que seria de esperar de WipEout. Gráficos soberbos em cenários de cortar a respiração, literalmente, se pensarmos que de repente caímos numa descida íngreme para dentro de um túnel, nem dá tempo para vermos grande coisa, mas o que se vê cumpre as expectativas de um jogo soberbamente texturado e que corre a 60 frames por segundo numa consola portátil (e na PS3, já agora). O som? Bem, digamos que os amantes de música electrónica mais uma vez não ficarão desapontados. Escondendo os ruídos de jogo e a voz metálica tanto do computador da nave como dos anunciantes, estão, entre outras, remixes do famoso duo de DJs Orbital ou mesmo o famoso single “Invaders Must Die” dos The Prodigy.

Conclusão

Um dos grandes jogos para a PS Vita, WipEout 2048 consegue transmitir toda a emoção da série, onde a PSP infelizmente nunca conseguiu. Faltavam as inovações na nova consola portátil da Sony para trazer WipEout para todo o lado de uma forma que não compromete e intensa jogabilidade. Infelizmente e como é apanágio de toda a série, apesar da facilidade dos primeiros níveis, lá mais para a frente no modo de carreira existem corridas que não só terão dificuldades em ganhar como se calhar nem as acabam. O nível de dificuldade é impróprio para cardíacos e a música não ajuda nada.

  • ProdutoraStudio Liverpool
  • EditoraSony Computer Entertainment
  • Lançamento22 de Fevereiro 2012
  • PlataformasVita
  • GéneroSimulação
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Alguns problemas usando os acelerómetros da Vita
  • Alguns níveis roçam o impossível

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários