Mais infoProdutora: SpikySnailEditora: Microsoft StudiosLançamento: 11/04/2012Plataformas: Género:

Os pequenos jogos de plataformas que apostam em físicas de movimento estão na ordem do dia. Basta verem os tops, sobretudo de jogos para smartphones. The Splatters aproveita a fórmula de sucesso mas tenta inovar um pouco e adiciona uma boa dose de humor em puzzles viciantes.

Os Splatters são pequenos seres compostos por… bom… tinta. Ao serem arremessados vão perdendo a sua consistência tornando-se líquidos. Ao longo dos diversos níveis estão pequenos conjuntos de bolas que tem de ser molhados com esta tinta e assim se passam níveis. Mas é mais difícil do que parece.

Desde arremessá-los através de rampas, contra espetos ou simplesmente rebentá-los com bombas, os splatters são limitados por nível e obrigam a pensar para ultrapassar toda a sorte de obstáculos. Depois possuem cores diferentes para alvos diferentes. Quantos menos splatters e menos movimentos usarem mais pontos fazem e mais estrelas ganham ao fim do nível.

A jogabilidade é simples usando os controlos analógicos para orientar a forma e velocidade com que arremessamos simpáticos seres. Pelo meio aparecem outras lógicas de controlo como controlar o ser a meio do voo, usar o ressalto para novo arremesso, desacelerar o tempo, entre outros truques. Infelizmente acontecem aqui e ali alguns erros de controlo, sobretudo quando temos mais que um splatter de cor diferente e o jogo assume que queremos alternar para outro sem nós o querermos.

Conclusão

Não há muito a dizer sobre este tipo de jogos. São divertidos, fazem passar o tempo e a sua comicidade ajuda a sorrir um pouco. Quem gosta do género vai adorar The Splatters. Os demais podem sempre experimentá-lo na sua versão demo e concluir se vale a pena investir. Como exclusivo Xbox Live, porém, achamos que este jogo se justificava mais noutro formato.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.