SleepingDogsAnalise

Sleeping Dogs

Sleeping Dogs, anteriormente conhecido por True Crime: Hong Kong, continua a história do protagonista Wei Shen. Um polícia chinês que trabalhou infiltrado nas mais temíveis e poderosas tríades que podemos imaginar. Em Sleeping Dogs, Wei volta à sua cidade natal com o mesmo objectivo que os jogos anteriores – Acabar com a máfia e prender todos os responsáveis, mas sairá Wei Shen bem sucedido ou acabará demasiado infiltrado, esquecendo por completo a sua verdadeira origem? 

Sleeping Dogs é um jogo open world bem ao estilo do conhecido GTA, as comparações com um dos mais bem sucedidos franchises são inevitáveis, no entanto servirá apenas para terem uma melhor ideia do que estou a falar.

Para começar, Sleeping Dogs junta o melhor de vários mundos. Temos tiroteios ao género de Stranglehold, onde podemos passar por cima de mesas e entrar em bullet time para fazer headshots em alto estilo, no entanto o foco principal são as artes marciais com um estilo de luta bastante semelhante ao Batman da produtora Rocksteady.
A condução é bastante simples, mas com alguns problemas de fluidez. É possível abalroar carros e motas ao género de Wheelman, o que dá imenso jeito para enviar os carros da polícia para fora das faixas de rodagem. Também é possível saltar de carro em carro em andamento ao estilo de Rico Rodriguez de Just Cause, mas aqui não há paraquedas!

Curiosidade: Em 2009 foi revelado que True Crime: Hong Kong estava em desenvolvimento, mas devido ao elevado budget necessário, a Activision acabou por cancelar o projecto em 2011. 6 meses depois a Square Enix anuncia ter na sua posse os direito editoriais do jogo e acaba por mudar o nome para Sleeping Dogs, uma vez que não adquiriu os direito sobre o nome “True Crime”.

O jogo começa com o protagonista Wei juntamente com o seu informador Naz Singh a conhecer Four Finger, um traficante de droga bastante perigoso, mas no acto da troca um segurança do local tenta intervir e acaba por morrer pelas mãos do traficante. A polícia, que estava atenta a tudo, acaba por entrar em cena e prender todas as pessoas presentes, incluindo o próprio Wei.
Já na prisão, Wei Shen encontra o seu amigo de longa data Jackie Mah, que tinha acabado de entrar para uma poderosa tríade chamada “Sun On Yee” e oferece um lugar a Wei para entrar. Jackie acaba de oferecer o “bilhete de entrada” para a tríade que Wei Shen tinha de infiltrar.

Após uma apresentaçao rápida a vários membros da tríade, Wei começa a fazer alguns “recados” simples como extorquir dinheiro a comerciantes e combater outros gangues. Depois de termos a confiança necessária da máfia começamos a fazer recados mais sérios, mas ao mesmo tempo a resolver casos da polícia. Existem sempre duas missões, não estão sempre interligadas, mas podem optar pela qual querem resolver. Nas missões da polícia é possível prender criminosos ou a descobrir os responsáveis por alguns crimes. Ao longo do jogo sente-se um progressão bastante boa com alguns membros a começarem a reconhecer-nos e a respeitar-nos por sermos membros da Sun on Yee.

Para além das missões da história, existem também vários desafios nesta fictícia cidade de Hong Kong. Corridas de motas e carros, vários cofres por encontrar na cidade e ajudar algumas pessoas da cidade com favores.
Tal como Niko Bellic, Wei também possui um telemóvel que não só possui as funções básicas de fazer chamadas, receber mensagens e tirar fotografias como também é uma autêntica ferramenta indespensável para o dia-a-dia de um agente da polícia. Este telemóvel, permite fazer triangulação a chamadas para detectarmos o local exacto das pessoas, aceder a câmaras de rua através de hacking com um mini-jogo ao género de mastermind.

Ao contrário de GTA, em Sleeping Dogs não há a possibilidade de guardar os carros que mais gostamos na nossa garagem.
Aqui é preciso comprar os veículos que mais gostamos e existe um pormenor que gostei bastante, é possível ir ao porta bagagens de cada carro e tirar uma chave de porcas, visto que nesta cidade não existem lojas de armas, não é nada fácil adquirir armas. A única forma de obter armas é desarmar polícias e criminosos ou então tirar uma caçadeira da mala dos carros de polícia, mas isso só depois de evoluirmos até um determinado nível.
Ao concluir missões e os restantes desafios são adquiridos pontos que podem ser trocados por novas habilidades e truques de kung-fu, um género de pseudo-RPG, mas que funciona bastante bem para termos conhecimento de todas as possibilidade existentes em Sleeping Dogs.

Falta-me referir as armas de corpo-a-corpo. São tantas que vocês vão achar piada ao saber que podem agredir gangues com um chapéu de chuva, com uma mala de executivo ou até mesmo com um peixe! Enquanto lutam com os criminosos podem usar também o ambiente que vos rodeia, partir aquários gigantes com o corpo do inimigo (daí os peixes para esbofetear), espetar em ganchos de talho, bater com a cabeça nos carros ou enviar de cabeça contra ventoinha, a escolha é enorme!

Veredicto

Sleeping Dogs impressionou-me em quase todos os aspectos. É o jogo ideal para fãs de jogos de acção e mundo aberto com uma história evolvente a lembrar filmes de máfia e com particularidades no jogo bastante interessantes. Técnicamente está bastante bom, tanto visualmente como na parte sonora. Tenho pena que não exista um leque de armas maior, mas em compensação temos as técnicas de Kung-fu!

  • ProdutoraUnited Front Games
  • EditoraSquare Enix
  • Lançamento17 de Agosto 2012
  • PlataformasPC, PS3, Xbox 360
  • GéneroAcção, Aventura
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Velocidade de condução não é fluída
  • Necessário adquirir veículos
  • Falta de armas

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários