FTL

FTL – Faster than Light

Estávamos a bordo da Krestel quando subitamente uma nave de piratas nos abordou. Tínhamos duas opções: Entregar um membro da nossa tripulação ou preparávamos para combate… a escolha foi unânime, desligamos os motores e transferimos a sua energia para as armas, cada membro da tripulação deslocou-se para uma das salas da nave e ficou ali de prevenção caso alguma coisa corresse mal. Abrimos fogo contra o escudo do inimigo, logo no primeiro tiro desactivamos o seu escudo e o segundo acertou em cheio na sala de armas.
Por momentos as armas do nosso inimigo estavam desactivadas, aproveitamos o pouco tempo, até as armas voltarem a funcionar, para destruir a sala do escudo e destruir a nave. Pouco tempo de depois, várias partes da nave inimiga vagueava pelo espaço e a nossa Kretel com poucos arranhões.

Este é o jogo FTL, também conhecido por Faster than Light saiu há uma semana e invadiu completamente o Twitter. Este jogo coloca-vos no comando de uma nave espacial, comandando toda a tripulação e os recursos da nave. Encaixa-se na prateleira dos jogos de Estratégia e recria o feeling de comandar uma nave espacial, coisa que alguns jogos já tentaram, mas nenhum com o mesmo pormenor que este jogo.
Por exemplo, nunca se viu em nenhum jogo como a tripulação fica em pânico ao serem atingidos com mísseis com a preocupação de correr para o local danificado para poder concertar e evitar mais estragos. Outro bom exemplo é o pormenor da sala responsável por colocar oxigénio na nossa nave. Se esta sala se avaria terão pouco tempo para a arranjar até para evitar que a tripulação morra asfixiada. 

A parte mais importante da nossa nave é o reactor, ele é responsável por distribuir energia para diferentes salas, que podem ser de vários tipos, mas as que vão dar mais atenção serão os motores, armas e escudo da nave. Cada uma delas necessita de uma quantidade específica de energia que é retirada do reactor. Toda a gestão de energia é feita por nós, pode acontecer não terem energia para activar as armas e para tal precisam de desligar os motores e distribuir novamente a energia.
É possível evoluir as salas e o reactor através de “scrap” que vamos apanhando no espaço ou a destruir naves inimigas. Este mesmo scrap também é a moeda do jogo que permite comprar mais membros para a tripulação ou add-ons para a nossa nave.
Graficamente não temos nada a apontar, os gráficos são bastante simples, no entanto funcionam bastante bem para o género em questão, a jogabilidade é feita através do rato, mas podem usar o teclado com atalhos para acelerar as acções.

Veredicto

FTL é a prova viva que podem surgir bons jogos através do site Kickstarter. Os seus dois criadores apresentaram a sua ideia no site e rapidamente ultrapassaram o 10,000 dólares que tinham pedido, acabando por receber 200,543 dólares. Uma quantia bastante boa para duas pessoas que abandonaram o seu emprego para criar a Subnet Games e o seu primeiro jogo. Mas se pensam que o jogo apareceu do nada enganem-se, FTL já estava em desenvolvimento a alguns anos, recebeu vários
prémios de jogos independentes o que permitiu apresentar uma boa demonstração no Kickstarter. Esperemos que Subnet games tenha sucesso e venha a fazer uma sequela com mais pormenores ou até mesmo outro jogo de estratégia tão bom ou melhor que este.

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Este foi o video que convenceu mais de 9000 pessoas a ajudar este projecto no Kickstarter, pode ser que também vos convença a gastar uns simples 9€. Podem adquirir no Steam ou GOG.com e é compatível com PC e Mac.

  • ProdutoraSubnet Games
  • EditoraSteam / Gog.com
  • Lançamento14 de Setembro 2012
  • PlataformasMac, PC
  • GéneroEstratégia
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • ...ainda não chegámos ao fim!
  • Ainda não chegámos ao fim!

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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