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Battlefield 3 – Close Quarters

Tudo o que gostam na série Battlefield é posto em causa. Os combates em enormes mapas com montes de veículos terrestres, anfíbios ou aéreos, são trocados por mapas pequenos, claustrofóbicos e verticais em combates de infantaria. O novo DLC de Battlefield 3 chama-se Close Quarters e nessa mudança temporária de atitude, a DICE volta a surpreender pela positiva.

A par do lançamento do novo serviço Battlefield Premium, os subscritores da Playstation 3 deste serviço tiveram acesso antecipado de duas semanas ao pacote de mapas, modos e armas de Close Quarters.

São ao todo quatro novos mapas, dez novas armas cada uma com um Challenge e três novos modos de jogo. Característica comum aos mapas é serem, logicamente mais pequenos que o que estamos habituados em Battlefield, com muitas entradas e saídas, escadas, pontos de acesso, passagens e zonas obscuras. A jogabilidade é mais frenética e para isso ajudam os novos modos de jogo. As novas armas introduzidas, são na maioria dos casos muito semelhantes às armas que o jogo já possuía com armas de assalto como a SCAR-L, Carbines poderosas como a ACW-R, sniper potentes como a HK417, caçadeiras como a SPAS 12 e algumas orientadas para o combate próximo como a MP5K perfeita para espaços confinados.

Modo de jogo Gun Master

A maior inovação deste DLC, além dos novos mapas é este novo modo de jogo. Em Gun Master evoluímos de uma simples pistola até ficarmos só com a faca, passando por toda a gama de armamento desde pistolas automáticas, espingardas de assalto, armas de sniper e até granadas. A cada duas mortes com essa arma, passamos para a próxima e assim sucessivamente. Os jogadores estão divididos em duas equipas, mas só há um vencedor possível entre todos. Gostámos particularmente do facto de a partir de certa altura a dificuldade aumentar, sobretudo com o lança granadas que torna tudo muito mais complicado. Vejam o gameplay deste modo no vídeo abaixo do mapa Operation 925.

Modo de jogo Conquest Domination

É uma variante do clássico modo Conquest orientado para a acção mais frenética dos mapas de Close Quarters. A lógica é a mesma, conquistar pontos nos mapas durante alguns segundos de modo a segurar o máximo de bandeiras até ao fim. Mas neste modo, a conquista é muito mais rápida para permitir maior mobilidade.

Modo de jogo Team Deathmatch Close Quarters

Uma variante do clássico Team Deathmatch com duas equipas frente-a-frente com tickets limitados, mas limitado aos 16 jogadores característicos do pacote Close Quarters. A acção mais linear e rápida acaba por criar sessões de jogo muito mais curtas e lineares.

Donya Fortress

O mapa por excelência que define tudo o que esta expansão pretende transmitir. É também o maior de todos os novos mapas. Donya Fortress alia a verticalidade com cerca de cinco níveis e diversos acessos aos mesmos com a sensação de claustrofobia com diversas salas e túneis apertados. Em dois locais, duas enormes clareiras convidam ao tiro furtivo. Vejam o vídeo de promoção da DICE.

Ziba Tower

O mapa mais pequeno de sempre na série em termos de largura é o que tira melhor proveito do motor de destruição frostbite. Os acessos são imensos com uma enorme capacidade de transição entre salas de modo a tornar a progressão diferente a cada sessão. O seu aspecto em forma de ferradura faz com que a acção seja constante em todas as direcções.

Operation 925 

Um complexo de escritórios que também aproveita muito bem as capacidades do motor gráfico. O facto de paredes e utensílios serem completamente destrutíveis faz com que cada local de esconderijo seja temporário. Um piso inferior de garagem faz com que a movimentação de ponta a ponta do mapa seja diversificada. Vejam o vídeo deste mapa numa sessão de jogo Gun Master.

Scrapmetal

O mais vertical dos mapas, são tantos níveis e acessos entre a parte “nova” e a “antiga” desta fábrica que podemos ficar largos minutos sem encontrar inimigos. A rotação neste mapa tem de ser constante e os que gostam de ficar parados vão pagar caro a sua inércia. Existe um enorme terraço para os mais aventureiros no tiro a longa distância, mas com os diversos pontos de entrada (pelo menos três) ninguém está a salvo. Vejam o vídeo deste mapa numa sessão de jogo Conquest Domination.


Conclusão

É uma reorientação muito bem vinda, mas que pode não apelar a todos os utilizadores. As limitações de jogadores e a verticalidade que torna os sensores de movimento dos soldados Recon são pontos negativos. Porém, o motor Frostbite foi espremido ao máximo criando destruição como nunca antes. As novas armas são geniais e, claro, os modos de jogo são magníficos.

  • ProdutoraDICE
  • EditoraElectronic Arts
  • Lançamento14 de Junho 2012
  • PlataformasPC, PS3, Xbox 360
  • GéneroFPS
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Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Limite de 16 jogadores nalguns mapas não se justifica
  • Abuso dos espaços confinados no uso de C4
  • Sensores de movimento inúteis

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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