headeranomaly

Anomaly Warzone Earth

Os jogos de estratégia variam imenso entre si. Se por um lado existem uns que temos de construir todo um império, por outro existem outros em que só temos de orientar um conjunto limitado de tropas de forma inteligente. Este último é o caso de Anomaly Warzone Earth, embora com uma nuance. Um jogo que vagueou pelo PC e Mac, depois pelos smartphones e chegou agora à Xbox Live.

Num futuro não muito longínquo a humanidade enfrenta uma invasão de naves extraterrestres que aterram nas principais capitais do mundo. O 14º Pelotão é chamado ao dever para investigar as chamadas Anomalias nas áreas afectadas. Mas terão de se mover pelo chão, já que as anomalias interferem com radares e satélites.

A jogabilidade de Anomaly resume-se ao ataque a zonas controladas. Ao contrário de outros jogos de defesa de zonas, chamados de “Tower Defense”, este jogo de estratégia centra-se no ataque às mesmas. Controlamos um soldado (nas versões dos smartphones este soldado não aparecia) no terreno que tem a capacidade (limitada) de reparar, erguer escudos, lançar fumo e iscos para atrair a atenção do inimigo enquanto os veículos de combate se movimentam no terreno. Além disso, o caminho que terão de percorrer é delineado por nós previamente e pode ser atempadamente alterado caso, por exemplo, uma anomalia caia no meio de uma estrada.

Graficamente, como seria de esperar o jogo cumpre, mas acusa o peso de dois anos de existência. Estamos a falar de uma adaptação simples do mesmo motor gráfico usado em 2010 para a versão PC/Mac, pelo que não consegue deslumbrar. Mas este jogo vive sobretudo da sua lógica de estratégia e não do grafismo, felizmente.

Conclusão

Um jogo premiado que recebeu boas críticas chega, quanto a nós tardiamente, à Xbox Live. Achamos que já se justificava a sua vinda há mais tempo e parece-nos que acaba por se perder no meio de outros lançamentos bem mais importantes. Além disso, apesar do preço baixo, a versão para smartphones é bem mais barata com uma jogabilidade e longevidade em tudo igual. Mesmo assim é um excelente jogo para quem gosta do género. E dada a escassez de bons RTS, é sempre bem vindo.

  • Produtora11 bit Studios
  • Editora11 bit Studios
  • Lançamento6 de Abril 2012
  • PlataformasXbox 360
  • GéneroEstratégia
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Grafismo algo datado
  • Demorou muito tempo a chegar à Live

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários