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Análise: Code Name S.T.E.A.M (3DS)

Uma aproximação diferente ao universo histórico americano do século XIX, com uma componente Steampunk elevada, pela mão dos criadores de Fire Emblem.

Numa versão alternativa dos meados do século XIX, Code Name S.T.E.A.M coloca uma série de 20 heróis da história americana, tanto real, como de ficção, numa luta contra invasores alienígenas. Uma premissa estranha mas que prima pela diferença num mercado em que cada vez os jogos são mais parecidos uns com os outros. No entanto, tendo em conta os produtores de Code Name S.T.E.A.M e aquilo a que nos habituaram em Fire Emblem, era de esperar que estas personagens possuíssem personalidades mais profundas do que aquelas que surgem neste título da portátil da Nintendo.

Code Name S.T.E.A.M é um jogo por turnos com alguns elementos de um jogo de acção graças à perspectiva na terceira pessoa. Graças a ela podemos movimentar-nos pelo campo de batalha com uma perpectiva diferente daquela que normalmente acontece nos jogos de estratégia. Da mesma forma, o dano que infligimos ao nosso alvo é directamente dependente da parte do corpo para a qual apontamos a nossa mira. Por sua vez o movimento das personagens está limitado pelo vapor (“steam“), assim como as restantes acções de ataque. Esta mecânica permite ainda, quando o jogador guarda algum vapor após o turno, utilizar a mecânica Overwatch que possibilita ataques durante o turno dos inimigos quando estes surgem no campo de visão dos nossos personagens.

No passado mês de Março, quando Code Name S.T.E.A.M saíu nos Estados Unidos, a crítica especializada foi implacável precisamente com o que se passava durante os turnos dos inimigos: os jogadores eram obrigados a esperar sem qualquer hipótese de passar à frente ou avançar mais rápido para acelerar a acção. Pois bem, na Europa, quando Code Name S.T.E.A.M por cá chegar no dia 15 de Maio os jogadores já vão poder jogar a uma versão actualizada, já com a correcção deste problema e que nós já pudemos experimentar. Se era este defeito de Code Name S.T.E.A.M que vos afastava, esqueçam lá isso e agarrem-se a este título. Esta foi uma excelente jogada da Intelligent Systems e que mostra que o feedback acerca do lançamento inicial lá fora foi ouvido.

Resta no entanto outra lacuna também largamente apontada pela crítica e que seria mais complicado de implementar após o lançamento que é a omissão de qualquer elemento RPG neste título. Esperava-se mais atenção a esse aspecto por parte da equipa por trás de Fire Emblem e o desenvolvimento ao longo do jogo acaba por ser inexistente. O poder de fogo das nossas personagens será o mesmo, de início ao fim. Após cada mapa, existe ainda a possibilidade de o repetir com uma dificuldade superior ou simplesmente com o objectivo de coleccionar os itens que por lá estão escondidos. Code Name S.T.E.A.M possui ainda uma componente multijogador em que podemos usar a nossa melhor equipa e testá-la contra outros jogadores.

Veredicto

Uma nova franchise na portátil da Nintendo com a Intelligent Systems ao leme, a empresa que desenvolveu a série Fire Emblem. Um jogo que cumpre aquilo que promete mas que não é particularmente brilhante a fazê-lo e acaba por falhar na falta de profundidade no sistema de jogo.

  • ProdutoraIntelligent Systems
  • EditoraNintendo
  • Lançamento15 de Maio 2015
  • Plataformas
  • GéneroAcção, Estratégia
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Falta de uma maior profundidade com elementos RPG
  • Personalidades pouco profundas das personagens

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

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