AFFORDABLE-SPACE-ADVENTURES

Análise: Affordable Space Adventures

No que toca a originalidade vários têm sido os títulos, tanto indies como exclusivos, que têm feito da Nintendo Wii U a sua casa. Só que no que diz respeito ao aproveitar das características, ou melhor da versatilidade, que a consola tem para oferecer ao proporcionar ao jogador dois ecrãs (sendo o do Gamepad o inferior em relação ao da televisão), o reportório da Wii U é, no mínimo, escasso. Foi com isso em mente que o estúdio KnapNok Games, em parceria com a Nifflas Games, desenvolveu o título Affordable Space Adventures. Pode ser um título indie mas é talvez um dos que mais e melhor explora de forma exemplar a relação Televisão/ecrã do Gamepad. Apertem bem os cintos, ajustem os vossos propulsores e designem a vossa rota para a nossa análise a Affordable Space Adventures! 

Affordable Space Adventures coloca-nos no comando de uma nave de nome Small Craft, desenvolvida pela empresa Uexplore. O jogo começa com um Spot publicitário, do qual podem ver as partes mais pertinentes no trailer em cima. Nesse vídeo é transmitido o convite para o aluguer destas naves para que o consumidor possa explorar o espaço tranquilamente e em segurança. Aliás a palavra segurança foi frisada incessantemente. Seria fantástico se assim fosse, mas tal como nos revela o trailer em cima apresentado bem como o início do jogo onde encontramos a nossa nave despenhada num planeta remoto, a tão mencionada “segurança” não será, de todo, a palavra de ordem.

Numa mistura de acção furtiva com puzzles, o nosso objectivo é atravessar da melhor forma os vários cenários que este planeta de nome Spectaculon nos apresenta. Para isso temos de saber controlar e muito bem a nossa pequena nave. Apesar da sua aparência algo… rústica, digamos, vem equipada com toda uma série de componentes como um feixe de luz que utilizamos para analisar vários elementos do cenário, dois tipos de motores, propulsores e até, por exemplo, diferentes trens de aterragem que nos permitem aderir e deslizar pelos diferentes tipos de superfície

Enquanto que na televisão podemos manobrar a nossa nave, bem ao estilo de Gradius, por exemplo, só que sem a acção, é no Gamepad que se encontra o painel de controlo da nave.

Como podem ver na imagem, aqui vamos controlar de tudo um pouco. É aqui que vamos controlar a massa, ou peso, da nave e é aqui que vamos às três componentes oferecidas pelos dois tipos de motor: a gás e eléctrico. Esta troca, tanto pode ser feita no ecrã táctil do comando, pressionando os botões L e R respectivamente.

Como disse cada motor oferece três componentes mas cada uma com 5 graus de intensidade. Falo da propulsão, de um sistema anti-gravidade e do estabilizador que nos permite controlar da melhor forma a deslocação da nave. Para sermos bem sucedidos teremos de saber ajustar tudo isto quando necessário. Cuidado, por exemplo com os propulsores, deixem-nos no máximo muito tempo e vão dar pela vossa nave a arder. Devo também salientar que cada componente gera um certo grau de ruído, o que pode muitas vezes ser perigoso.

Isto porque além da atmosfera hostil do planeta, vão também encontrar um vasto leque de “artefactos”, pelo menos é assim que são chamados. Estes não são nada mais nada menos do que sistemas de defesa que reagem de forma hostil a certos níveis de ruído, calor ou electricidade. Por vezes até à combinação de alguns destes elementos.

O desafio apresentado por Affordable Space Adventures é portanto este: Chegar ao fim de cada cenário contornando da melhor forma os vários perigos que cada um deles tem para nos oferecer. Escusado será dizer que à medida que vamos progredindo, os desafios vão ficando cada vez mais complicados. Enquanto que no início, para ultrapassar certos obstáculos basta-nos reduzir aqui e ali a intensidade de algumas das componentes da nave, lá para a frente teremos de saber desligar o nosso motor em pleno voo e rapidamente ligar o outro para impedir que a nossa nave sofra um indesejado acidente.

A curva de aprendizagem sobre o controlo das várias componentes da nossa pequenina mas irredutível nave é feita de forma gradual e todo o jogo é concebido de forma bastante inteligente, oferecendo ao jogador desafios difíceis mas nunca impossíveis de contornar. Apesar de exemplar no uso das características da consola, é pena que mesmo assim, seja inevitável olhar mais para o ecrã táctil do Gamepad do que para a televisão, onde decorre toda a acção visual. Mas neste caso, não faz tanto mal na medida em que, na maioria das vezes, é possível (prudente, até) parar a nossa nave antes de atravessar o próximo obstáculo.

Se mesmo após algum tempo de jogo, tudo ainda for demasiado complicado, porque não juntar mais três amigos ou familiares no sofá e partilhar toda a experiência com eles? Aqui, um jogador ou com um comando Wii ou com o comando Clássico, assume o cargo de piloto, outro assume o cargo de Cientista, controlando o feixe de luz para detectar os perigosos “artefactos” e, finalmente, o Engenheiro fica com o Gamepad ou seja, com o painel de controlo da nave.

Aqui tudo ficará mais simples, ou não, na medida em que a feliz comunicação entre os jogadores é crucial, se quiserem ser bem sucedidos na vossa aventura.

Tudo isto sempre acompanhados por um sentido de humor incrível e de um visualismo bem interessante. O que até agradecemos, uma vez que a atmosfera de Spectaculon é tudo menos “engraçada”. A arte conceptual de Affordable Space Adventures é igualmente fantástica, desde o logo da empresa que lhe confere um toque genial de realismo aos loading screens que nos permitem ler o manual de instruções da nossa simpática nave.

Veredicto

Affordable Space Adventures chegou no mês passado à Wii U como um dos títulos que melhor explora as suas capacidades. Afinal, não é só a Nintendo que conhece a sua consola. A duplicidade de ecrãs que o jogo proporciona, confere ao jogador uma jogabilidade bem original fazendo deste título um jogo de acção furtiva espacial misturado com puzzles complicados mas gratificantes de ultrapassar. É pena que por vezes tenhamos de olhar mais para o comando do que para a televisão e também que de Affordable (pouco dispendioso) este simpático indie tenha apenas o nome, na medida em que o seu preço de venda, 18,99€, o torne o jogo difícil de recomendar para quem não é fã do género. No entanto, promoções vão havendo na eShop e mesmo sem elas atrevo-me a dizer que se estiverem à procura de uma boa experiência, ao decidirem arriscar na aquisição de Affordable Space Adventures, dificilmente se vão arrepender.

  • ProdutoraKnapNok Games
  • EditoraKnapNok Games / Nifflas' Games
  • Lançamento9 de Abril 2015
  • Plataformas
  • GéneroAventura, Puzzle
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Por vezes, passamos mais tempo a olhar para o ecrã do Gamepad do que para a televisão.
  • Preço pode afastar alguns jogadores.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.

Comentários