Xbox vai obrigar PlayStation a revelar negócios exclusivos

playstation-stand-lgw2016-wasd

Na actual “batalha” legal entre a Microsoft Xbox e a Sony PlayStation, motivada pelo negócio de compra da Activision, uma acção judicial poderá obrigar a rival a revelar alguns segredos.

Em causa estão os negócios e acordos que a Sony Interactive Entertainment terá firmado para novos exclusivos. A Microsoft terá enviado uma intimação legal à Sony que pretende que a empresa Nipónica revele esses negócios. A Sony pediu um parecer à autoridade para a concorrência nos EUA, a Federal Trade Commission (FTC) e esta deliberou que parte do seu apelo foi negado.

A parte que foi aceite foi a limitação da revelação dos dados até 1 Janeiro de 2019, ou seja, só serão revelados os negócios feitos desde essa data. Mas, a SIE terá mesmo de revelar essa informação sensível. Sem conhecimento de causa, não conseguimos perceber muito bem como podem “segredos” negociais de uma empresa rival ajudar a Microsoft no seu processo de defesa na compra da Activision.

Poderá ser só uma táctica para mostrar como a SIE não precisa de Call of Duty para subsistir e, de uma vez por todas, deixar o negócio avançar. Mas, também pode ser uma “bicada” de advogados ao ataque. Seja o que for, a SIE não gostou da jogada, tendo pedido à FTC para travar a intimação.

Como estes desenlaces estão a ser amplamente revelados no âmbito destas guerras judiciais, também o público ficará a saber o que SIE andou a planear nestes últimos anos. É até possível que revele projectos que não tenhamos conhecimento. Por outro lado, poderemos ficar a par do que está por detrás das relações estreitas entre a Sony e empresas como a Square Enix, cuja franquia Final Fantasy “teima” e ser exclusiva nestas consolas.

Comentários

Comentários