Xbox Series X terá centenas de jogos via retrocompatibilidade

13

Já que não contará com novos exclusivos da marca no seu lançamento, a Microsoft está a apostar forte numa das suas maiores armas nesta guerra de consolas, a retrocompatibilidade. E a Xbox Series X será uma autêntica privilegiada.

O que Jason Ronald, Director de Program Management para a Xbox Series X prometeu no último Xbox Wire foi ambicioso: o objectivo é tornar a Xbox Series X a consola mais compatível de sempre. Para isso, os jogos clássicos terão uma segunda vida nesta consola, não só com um vastissimo leque de jogos, como também com uma série de melhorias importantes.

O poder de processamento do seu CPU, GPU e o seu disco SSD, melhorarão as prestações dos jogos de forma notória, sem alguma emulação. Simplesmente, todo o poder de processamento fica disponível para os jogos. O que permite que os jogos possam mesmo correr a 60fps (e até 120fps em monitores/televisões a 120hz), resolução 4K e outras melhorias visuais significativas.

Também algumas das funcionalidades únicas da consola também ficarão disponíveis nestes clássicos. Por exemplo, o “Quick Resume” desligar a consola e voltar a ligá-la restaurando o ponto onde estávamos no jogo. E mediante uma análise do jogo, a consola pode activar efeitos visuais disponíveis no motor gráfico, mesmo que não estivessem disponíveis no título original, como o suporte para tecnologia HDR. Estas duas funcionalidades não precisam sequer de mexidelas da produção, uma vez que fazem parte do hardware da consola.

Recordamos que no ano passado recebemos o último jogo da Xbox e  Xbox 360 na lista do programa de retrocompatibilidade da Xbox One. Contudo, com esta nova consola, é bem possível a Microsoft pondere novos títulos para tirar proveito deste programa.